Atletas de universidade de Ribeirão Preto disputam final de campeonato estadual
Equipe de vôlei feminino de universidade de Ribeirão Preto conquista segundo lugar em campeonato universitário estadual

Atletas de universidade de Ribeirão Preto disputam final de campeonato estadual

Time de vôlei feminino, que representam a Liga das Atléticas da Unaerp chega à segunda colocação do Campeonato Paulista Universitário.

As atletas da Liga das Atléticas da UNAERP, a LAUNAERP (LAU), conquistaram a segunda colocação na final da modalidade feminina de vôlei da edição de 2022 do Campeonato Paulista Universitário (CPU), neste domingo, 11. A disputa foi contra a equipe da UFSCAR, que ganhou a partida por três sets a um.

 

A conquista do segundo lugar neste campeonato estadual é um feito de importância para a LAUNAERP, que está se reestruturando após uma paralisação de dois anos devido a pandemia da Covid-19. As equipes da LAU iniciaram sua preparação em fevereiro deste ano, tendo menos de um ano para competir no CPU.

 

Além do vôlei feminino, os times de futsal e handebol masculinos da LAUNAERP também conquistaram o vice-campeonato em suas respectivas modalidades.

 

“Ter nossos times de Vôlei Feminino, Futsal Masculino e Handebol Masculino nas finais do estadual me enche de orgulho por saber que todo nosso esforço valeu a pena. É uma mistura de dever cumprido com uma ansiedade e ambição em querer buscar ainda melhores resultados”, destaca Loic Campos, presidente da LAUNAERP. 

 

O resultado alcançado pelos times foi surpreendente considerando a preparação dos adversários e sua tradição na competição.

 

“Sabemos que não seria fácil jogar as finais em São Paulo. Nunca havíamos chegado tão longe com um time, quem dirá três. Nossa expectativa era de conseguir impor tudo que treinamos no decorrer do ano e jogar de igual para igual com atléticas que possuem uma trajetória mais longa que a nossa”, completa o presidente da Liga das Atléticas da UNAERP.

 

O caminho até a final

 

Com o período de treinamento menor, as atletas do vôlei femenino da LAU não teriam o mesmo condicionamento de algumas equipes que treinam de forma focada para o Campeonato Paulista Universitário. Porém, mesmo com os compromissos do dia a dia, as atletas se dedicaram a uma rotina intensa de treinos para garantir o melhor resultado possível.

 

“Nossos treinos acontecem de segunda a quarta-feira, durante duas horas, com muita dedicação e mesmo após um longo dia de trabalho e faculdade, 15 meninas separam um tempo do seu dia para fazer parte de um grupo e treinar intensamente com nosso técnico Felipe Isaac da Silva”, detalha Vitória Guedes Tkaczuk, ponteira do time de vôlei feminino da LAUNAERP.

 

Alcançar a final do CPU foi um resultado surpreendente até mesmo para as atletas da LAU. A busca era pela melhor colocação possível, mas chegar à final do estadual superou as expectativas das próprias jogadoras.

 

“Nós não imaginávamos que chegaríamos tão longe, pois o campeonato possui times fortes com equipes que jogam muito bem e passam o ano inteiro se preparando exclusivamente para essa competição. Por isso, chegar à final foi uma experiência única. Estamos até agora sem acreditar que conseguimos chegar a um campeonato estadual só com os melhores times”, aponta Tkaczuk.

 

A adversário da final, o time da UFSCAR, já havia ganho a edição anterior do campeonato e se saiu melhor contra as garotas da LAUNAERP, vencendo o confronto por três sets a um. Os desfalques no time ribeirãopretano pesaram na decisão, garantindo uma vantagem às adversárias.

 

“A equipe adversária estava com o time completo, o que ajudou para que jogassem descansadas, por outro lado, nosso time tinha apenas uma opção de substituição, e por conta do calor, isso nos prejudicou bastante”, explica a ponteira da LAU. Apesar da derrota, a atleta destaca que a campanha do time foi muito importante em outros quesitos. “Participar de um time, vai muito além de jogar vôlei, a gente se tornou uma família que se ajuda, se respeita e incentiva uma a outra a evoluir. Perceber que todo o esforço que tivemos nos treinos, valeu a pena para chegarmos a uma final de um campeonato paulista universitário e representar nossa região. Foi a realização de um sonho e uma experiência que jamais esqueceremos”, completa.

 

O esporte universitário em Ribeirão Preto

O CPU é uma competição oficial organizada pela Federação Universitária Paulista de Esportes com foco nas Associações Atléticas Acadêmicas, englobando entidades de todo o Estado de São Paulo. Algumas equipes, em sua maioria, provenientes de cidades com grandes pólos universitários, demandam um grande período de preparação especificamente para essa competição, com um projeto elaborado. Ribeirão Preto ainda não possui um preparo tão intenso de atletas para esse tipo de atividade, apesar de suas universidades.

 

“As faculdades que chegam nesse nível [do estadual], geralmente possuem um projeto onde há atletas bolsistas que estudam na faculdade de graça para poder jogar pela universidade. É uma realidade que precisa começar a ser amadurecida aqui em Ribeirão Preto”, afirma Loic Campos.

 


Foto: Vitória Tkaczuk

Compartilhar: