Uma jornada de superação e dedicação rumo ao topo mundial no beach tennis
Guilherme durante jogo de beach tennis

Uma jornada de superação e dedicação rumo ao topo mundial no beach tennis

Conheça a história do atleta brasileiro que é 353 no ranking mundial

O mundo do esporte é repleto de histórias inspiradoras de superação e dedicação, e a trajetória de Guilherme Abrahão no beach tennis certamente se encaixa nesse perfil. Nascido em uma família onde o esporte era uma parte fundamental da vida, sua jornada começou com as pegadas do pai, que foi jogador de futebol. No entanto, Guilherme encontrou sua paixão em outra modalidade: o tênis. 



 

Desde criança ele esteve envolvido com a bola, jogando futebol até os 13 anos. Foi nessa idade que ele fez sua transição para o tênis e, rapidamente, mostrou seu talento. Jogou na categoria juvenil até os 18 anos, alcançando a posição de número um do Estado de São Paulo aos 16 anos. No entanto, aos 19, após uma experiência nos Estados Unidos, ele decidiu se afastar do tênis para se concentrar nos estudos acadêmicos. Durante esse período, ele se sustentou ministrando aulas na modalidade, pois o esporte ainda estava no seu coração. 



 

A virada na vida veio quando ele conheceu o beach tennis através de seu grande amigo, Jader Moreira, em 2021. Essa descoberta reacendeu a chama da paixão pelo esporte e o impulsionou em direção a um novo desafio. Ele encontrou no beach tennis não apenas uma oportunidade para competir novamente mas, também, uma realização pessoal. 



 

A jornada no novo esporte não foi livre de obstáculos. Em um momento crítico, Guilherme sofreu uma lesão grave no tornozelo, que incluiu uma fratura óssea e lesão ligamentar. Esse contratempo o afastou das quadras por cinco meses e levou seu ranking mundial a um patamar mais baixo, próximo às posições 800/900. No entanto, ele decidiu não ficar parado. Durante o período de recuperação, o atleta aproveitou para se aprofundar nos aspecto táticos e analíticos do jogo, tornando-se obcecado em melhorar a sua compreensão na modalidade. 



 

Essa dedicação à análise tática teve um impacto positivo em seu desempenho, já que ele conseguiu acumular pontos no ranking mundial com duas ótimas campanhas em torneios de alto nível, chegando às oitavas de final no BT100 de Nova Lima e às quartas de final no BT100 de Mossoró, seu melhor resultado em torneios desse porte. 



 

Com essas conquistas, atualemnte, Guilherme ocupa a 353ª posição no ranking mundial de beach tennis. Sua determinação e desejo de crescimento são evidentes, já que ele retornou às quadras apenas um mês e meio após a lesão. 



 

Olhando para o futuro, o atleta tem metas ambiciosas. Seu objetivo para este ano é alcançar o Top 250 no ranking mundial da modalidade. Para chegar nesta colocação, Guilherme tem trabalhado duro "estou treinando quadra quatro vezes na semana, fazendo físico específico duas vezes, musculação preventiva, dieta específica e balanceada e fisioterapia com a minha equipe, que cuida de mim com muita dedicacão", comentou o atleta. Seu staff é composto pelo Leando Sousa, da Target Treinamento, pelo nutricionista Fábio Paterno e pelo fisioterapeuta Lucas Sartori.



 

Com sua história de superação, dedicação e paixão pelo esporte, não há dúvida de que ele continuará escalando as fileiras do beach tennis e inspirando outros atletas com sua jornada.

 

 


Foto: Acervo Pessoal

Compartilhar: