Botafogo de Ribeirão Preto completa 97 anos de conquistas

Botafogo de Ribeirão Preto completa 97 anos de conquistas

Time tricolor já conquistou vitórias por gigantes da América do sul

O Botafogo de Ribeirão Preto comemora seus 97 anos de tradição nesta segunda-feira, 12. O aniversário da equipe teve maratonas e muita festa no Estádio Santa Cruz, com jogos da categoria de base e veteranos. Outro motivo para comemoração é a vitória conquistada neste domingo, 11, sobre o São Caetano, na disputa para semifinal do campeonato brasileiro da série D.

História

No começo do século XX, a cidade de Ribeirão Preto tinha disputas bastante acirradas entre clubes de futebol. Cada bairro tinha pelo menos uma equipe representando. Na Vila Tibério, eram três: União Paulistano, Tiberense e Ideal Futebol Clube. Por conta disso, o bairro nunca conseguia alcançar bons resultados nos campeonatos disputados na cidade. Em 1918, representantes do Ideal, através de reuniões realizadas num local onde hoje encontra-se o "Bar Piranha", propuseram uma fusão dos clubes do bairro. Além dos integrantes das diretorias dos três clubes, participaram também funcionários da antiga Estrada de Ferro Mogiana e da Companhia Antarctica Paulista.


Houve um consenso com relação à formação de uma nova agremiação que iria representar o bairro, mas na hora da escolha do nome não se chegava a uma conclusão. Após acaloradas discussões, um dos membros teria dito: "Ou vocês definem logo o nome ou então 'bota fogo' em tudo e acabem com essa história..." Isto acendeu a ideia de todos eles e o nome do clube teve uma definição inesperada. A proposta foi aceita e, em 1918, surgiu o Botafogo Futebol Clube. Alguns fatos contribuíram diretamente para a escolha do nome. A atual rua Saldanha Marinho chamava-se "Botafogo" por ser um lugar onde eram queimados os lixos da cidade e ficava próximo à Companhia Antarctica Paulista. Outro fato é que a expressão "bota fogo" era muito usada pelos funcionários da Estrada de Ferro Mogiana. Ambos presentes na fundação.

A estreia do Botafogo ocorreu em Franca, contra o Esporte Clube Fulgêncio, um time daquela cidade. A partida terminou em um a zero em favor do time de Ribeirão Preto. O primeiro título do Botafogo foi o de Campeão do Interior, em 1927. Em 1956, o clube foi o campeão do Centenário de Ribeirão Preto, vencendo o Comercial na final, por quatro a dois. O Botafogo recebeu ainda a Taça dos Invictos, após ficar 19 partidas sem perder. No mesmo ano, o time também foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Em 1962, o clube fez uma excursão pela Argentina, onde conquistou nove vitórias, três empates e duas derrotas. Entre elas uma vitória sobre o Estudiantes por cinco a dois. Depois dessa viagem, o clube passou a ser conhecido como "Pantera da América".

No ano de 1977, o Botafogo foi campeão da Taça Cidade de São Paulo (Primeiro turno do Campeonato Paulista), fazendo a final com o São Paulo num jogo de tempo normal e prorrogação. O jogo finalizou em zero a zero, e o título ficou com o Botafogo por ter feito melhor campanha.

Em 2001, o Bota foi vice-campeão paulista. No mesmo ano disputou pela terceira vez em sua história o Brasileirão da Série A.

O Botafogo já contou com diversos jogadores renomados em seu elenco principal. Entre os nomes, Sócrates, Raí, Cicinho, Doni, Lorico e Zé Mario.

Aos 97 anos de história, o Portal Revide deseja a toda a torcida e clube botafoguenses mais muitos anos de tradição. Ribeirão Preto agradece pelos tradicionais clubes na cidade. Parabéns, Botafogo Futebol Clube!

Revide On-line
Pedro Gomes
Fotos: Arquivo Revide, Agência Botafogo e Divulgação

Compartilhar: