Botafogo usa WhatsApp para jogadores melhorarem o desempenho
Botafogo usa WhatsApp para jogadores melhorarem o desempenho

Botafogo usa WhatsApp para jogadores melhorarem o desempenho

Analista de desempenho do Pantera aponta que trabalho ajuda os atletas a compreenderem melhor o que é preciso para evoluir

Além da habilidade e da técnica dos jogadores, outro mecanismo tem ajudado o Botafogo alcançar o seus objetivos: A tecnologia. Isso porque, com auxilio do WhatsApp, os atletas do clube recebem informações para aprimorarem os treinamentos e ver o que precisam melhorar.

A prática já é adotada no clube há quatro anos, quando desembarcou no Estádio Santa Cruz o analista de desempenho, ou scout, Gustavo Jabor, que em todas as partidas do Pantera, e também dos adversários, faz a análise individual dos atletas e da atuação do time. Ele conta que assiste a uma mesma partida por até três vezes, só para passar tudo detalhado para o técnico Marcio Fernandes.

“É uma função que vem crescendo no futebol brasileiro, e muitos clubes ainda não contam com esse trabalho, coisa que o Botafogo já tem há alguns anos”, aponta o scout, que tem de analisar a postura do adversário em campo, jogadas de bola parada e lances ensaiados.

Além disso, o analista também faz a avaliação do desempenho em tempo real. Durante as partidas do Pantera, ele anota tudo que os jogadores fazem dentro de campo, e na hora do intervalo corre para os vestiários para passar as informações para o treinador, que repassa para os atletas como eles têm que aproveitar os dados para vencer as partidas.

E depois das partidas, ele edita tudo isso, e manda para os jogadores por mensagem, aproveitando adesão do aplicativo entre os atletas, que também utilizam as mensagens para estudar as equipes que enfrentarão na concentração antes dos jogos.

Gustavo diz que o retorno dos jogadores é bem positivo, e aponta os pênaltis defendidos pelo goleiro Neneca no Paulistão nas partidas diante do XV de Piracicaba e Rio Claro como fruto do trabalho, já que o arqueiro utilizou os dados para tomar a decisão e saber onde o oponente iria bater a penalidade.

“Quando passamos essas informações para os jogadores, o feedback é muito bom e bastante positivo. É uma situação bem clara de êxito, embora nem sempre os resultados apareçam, mas conquistamos títulos e conseguimos bons resultados na reta final do Paulistão”, conta o analista que tem o aval do treinador Marcio Fernandes para saber quais são os detalhes mais importantes para obter os resultados.

Fernandes acredita que essa opção de passar as orientações para os jogadores são bem práticas, já que passam com mais clareza aquilo que o treinador quer que o atleta desempenhe.

“O jogador de futebol geralmente não aceita muito bem a cobrança de falhas ou erros de posicionamento. Então essas imagens vêm pra mim, eu confiro se é aquilo mesmo que eu quero e assim que liberado, este vídeo é enviado para o jogador, assim ele vê e não tem como contestar. Depois conversamos e corrigimos tudo no treinamento”, contou o treinador.


Foto: Agência Botafogo

Compartilhar: