Botafogo vence no Santa Cruz e sobe para a Série B do Brasileiro
Nos pênaltis, Botafogo vence o Botafogo da Paraíba e conquista a vaga para a Série B

Botafogo vence no Santa Cruz e sobe para a Série B do Brasileiro

Pantera tinha perdido a primeira partida no nordeste, mas conseguiu reverter o resultado

O Botafogo de Ribeirão Preto conquistou a tão sonhada classificação para a Série B. Jogando em casa e com o apoio da torcida, o tricolor venceu o Botafogo da Paraíba nos pênaltis, por 4 a 3, e avançou para a semifinal da Série C.

Em uma partida heroica, de pressão total da equipe de Ribeirão Preto, o gol que colocou o Pantera nos pênaltis saiu somente aos 47 do segundo tempo, após uma grande jogada de Caio Dantas. Como o time de Ribeirão perdeu a primeira partida por 1 a 0, precisava reverter a vantagem.

A partida

No primeiro tempo, Botafogo de Ribeirão Preto começou melhor, colocando pressão e marcando bem a saída de bola do adversário.  Apesar das várias jogadas criadas pelo Pantera, faltou uma finalização mais precisa. O lance mais perigoso foi um chute forte do meia Felipe Augusto, que explodiu na trave do time paraibano.

Aos poucos, os adversários começaram a gostar do jogo e conseguiram segurar o tricolor de Ribeirão.  Além de apertar a marcação, também souberam administrar bem o tempo. Em diversos pontos da partida os jogadores paraibanos desabaram no gramado e souberam valorizar cada segundo no chão.

Na volta para a segunda etapa a história parecia ser outra. O tricolor ribeirãopretano começou muito ligado. Colocando pressão e não deixando a equipe do nordeste criar jogadas.

A situação parecia que iria melhorar quando aos 24 do segundo tempo, o jogador Lucas Mendes, da Paraíba, foi expulso após uma falta na linha de fundo. Com um a mais, o tricolor não deixou a equipe paraibana criar mais nenhuma jogada. E, somente aos 47 minutos do segundo tempo, quando a classificação já parecia perdida, a estrela do artilheiro Caio Dantas brilhou e marcou para o Pantera.

Nos pênaltis, os paraibanos começaram batendo. Até a terceira cobrança, ambas as equipes bateram bem. O quarto batedor do Botafogo paraibano mandou a bola no travessão. Porém, Everton Santos não soube aproveitar a oportunidade e teve a cobrança defendida pelo goleiro da paraíba. Quando a situação parecia estar novamente difícil para o Pantera, Thiago Cardoso fez milagre com as mãos e defendeu o último pênalti. 

A classificação saiu dos pés de Felipe Augusto, que bateu firme e garantiu, no ano do centenário, o acesso do Botafogo à Série B do Campeonato Brasileiro.


Foto: Raul Ramos

Compartilhar: