Campeão mundial

Campeão mundial

Luis Rafael Baptista Lopes, campeão mundial de Jiu-Jitsu até 120kg no Campeonato Sul Americano, comenta conquista e perspectivas para as próximas competições

Em novembro deste ano, durante o Campeonato Sul Americano de Jiu Jitsu 2021, em Abu Dhabi, no Emirados Árabes Unidos, o atleta Luis Rafael Baptista Lopes se consagrou campeão mundial de Jiu-Jitsu na faixa azul, após cinco lutas disputadas na categoria até 120 quilos. Segundo o atleta de 25 anos, natural de Ribeirão Preto, foi a conquista mais importante em sua carreira e vai ajudar na preparação para as próximas competições. “Essa conquista, com certeza, foi a mais importante por conta de ter sido a minha primeira viagem para fora do país e minha primeira competição internacional. Foi muito especial, fora a premiação do campeonato de dois mil dólares, que me ajuda para as próximas competições”, conta Luis Rafael.

A conquista do pódio, porém, não veio sem desafios. O lutador explica que vendeu rifas e arrecadou dinheiro em campanha de financiamento coletivo, com a ajuda dos treinadores e da família, para custear a viajem até o Oriente Médio. “Quando decidi ir, disse aos meus professores que gostaria de ir, mas não tinha nada de dinheiro. Para ser honesto, tinha 30 reais na conta. Mas eles falaram que poderia contar com eles, que iriam mobilizar para arrecadarmos o dinheiro. Vendemos rifas, cotas de patrocínio e fizemos uma vaquinha on-line. Conseguimos, graças a Deus e à ajuda das pessoas, levantar o dinheiro necessário. Agradeço demais a todos”, afirma.

Preparação e expectativa

O atleta começou a treinar Jiu-Jitsu há três anos e dez meses, convidado pelo irmão. Apesar de não ter gostado de início, insistiu no treinamento e não parou mais. Com a conquista do título em Abu Dhabi, o lutador foi graduado na faixa roxa, no último dia 4, e espera continuar conquistando títulos. “Minha expectativa é bem grande. Espero estrear bem nessa nova faixa e estar na minha melhor versão para continuar conquistando cada vez mais títulos, até porque após a conquista do Mundial, muitas portas se abriram para mim e agora consegui um patrocínio, no qual recebo um salário por mês. Isso faz com que possa deixar de me preocupar com a parte financeira, pois até o mundial em Abu Dhabi, além de treinar, eu fazia bicos de segurança, de ajudante e de entregador. Tudo que aparecia eu pegava”, explica o campeão.

O atleta se prepara para as próximas competições, no ano que vem, com a nova faixa. “Minha próxima competição já tem data marcada, é o Campeonato Europeu que acontece em Roma, na Itália, no mês de fevereiro. Vai ser minha estreia na faixa roxa”, adianta Lopes. 


Foto: Tereza Cipriano

Compartilhar: