Cava do Bosque completa 70 anos com comemorações

Cava do Bosque completa 70 anos com comemorações

Complexo esportivo inaugurado em 1952 recebeu o nome do jornalista e vereador “Gavino Virdes”

Uma das referências esportivas de Ribeirão Preto, o Ginásio Gavino Virdes, mais conhecido como Cava do Bosque, completou na quinta-feira, dia 13 de outubro, 70 anos de fundação. Atualmente, o ginásio faz parte do Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima-Tim”, palco de eventos e jogos memoráveis por onde passaram atletas da cidade que se tornaram grandes nomes do esporte nacional. Para marcar as comemorações de aniversário, uma grande festa foi realizada com a presença de atletas e apresentação de alunos.

 

Em seu discurso, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) destacou que esporte, educação e cultura devem caminhar juntos, e enumerou as conquistas na área ressaltando a importância dos investimentos em equipamentos e atletas. “É com muita satisfação constatar que temos hoje em Ribeirão Preto, cada delegação da nossa cidade, dezenas de modalidades esportivas estão presentes nas principais estruturas regionais esportivas com apoio da prefeitura. São investimentos para que cada atleta, amador ou de alto rendimento, possam representar Ribeirão Preto”.

“Quando a Cava do Bosque foi inaugurada, Ribeirão Preto tinha 92 mil habitantes, e 70 anos depois, 720 mil, e uma grande estrutura de esporte. Por meio de muitos investimentos nos últimos cinco anos tivemos grandes conquistas no esporte de nossa cidade”, ressaltou o secretário de Esportes, André Trindade. 

 

Cava do Bosque 

 

Construído durante o primeiro mandato do prefeito Coronel Alfredo Condeixa Filho (1952/1955) para realização dos Jogos Abertos do Interior, o gi­násio “Gavino Virdes” conta com capacidade de 3.500 pessoas sen­tadas, quatro vestiários, sistema de som, placar eletrônico, além de tribuna de autoridades e tribu­na de imprensa. 

O ginásio foi inaugurado o dia 13 de outubro de 1952, com a presença do então governador Lucas Nogueira Garcez. Poste­riormente, recebeu o nome de “Gavino Virdes”, jornalista e vereador que batalhou pela sua construção. Com a supervisão do engenheiro Nelson Nóbrega, pouco a pouco o Ginásio ia erguendo sua abóbada de madeira com seus 56 metros de diâmetro e 27 metros de altura eram, na época, uma maravilha da engenharia, sendo inclusive, notícia em vários países. “Pelo seu formato, em círculo, o Ginásio é no gênero uma das mais arrojadas construções e sem similar em todo mundo”, diziam os jornais da época.

 

A importância da Cava do Bosque já começou em sua inauguração, em 13 de outubro de 1952, que contou com a presença do então governador do Estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez. Mostrando que seria um local diferenciado para o esporte da cidade, no ano de sua inauguração, Ribeirão Preto alcançou sua melhor colocação até então nos Jogos Abertos do Interior, ficando em segundo lugar, atrás de Santos, sendo campeã em diversas modalidades, em uma época que os Jogos Abertos do Interior eram considerados a maior competição esportiva da América do Sul.

 

Em agosto de 1988, foi entregue a reforma e ampliação da Cava do Bosque, que passou a ser denominado como Complexo Esportivo “Elba de Pádua Lima-Tim” e foi também quando o Ginásio recebeu o nome do radialista esportivo Gavino Virdes, falecido em 1965. Desde então, suas instalações passaram a ser utilizadas para o desenvolvimento das escolinhas esportivas e para treinamento das equipes profissionais da cidade.

 

Recentemente, a Cava do Bosque foi palco do II Campeonato Mundial de Futsal Down, o primeiro evento deste porte realizado em Ribeirão Preto. Durante sete dias, mais de 10 mil pessoas assistiram aos jogos do Mundial. Somente no jogo final, vitória do Brasil por 7 a 5 sobre a Argentina, 3,5 mil pessoas lotaram a Cava do Bosque.


Fotos: Guilherme Sircili / Prefeitura de Ribeirão Preto

Galeria de imagens

Compartilhar: