Centro Cultural Palace terá aulas de capoeira para comunidade LGBTQUIAP+
A capoeira é um esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música

Centro Cultural Palace terá aulas de capoeira para comunidade LGBTQUIAP+

Aulas gratuitas serão aos sábados, das 10h às 11h30, com início no dia 25 de março

O Centro Cultural Palace (rua Álvares Cabral, nº 322), da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, recebe, a partir deste sábado, 25, às 10h, a aula inaugural do projeto “Capoeira e a Diversidade LGBTQUIAP+ e Simpatizantes”, além de uma grande roda de capoeira com o prof. Padre.

 

As aulas serão gratuitas e realizadas todos os sábados, das 10h às 11h30, com a proposta de proporcionar uma integração social entre os alunos praticantes, com o intuito de desenvolver o respeito e a dignidade, além de fazer parte da comunidade de capoeirista, sendo um multiplicador cultural.

 

Em suas diversas dimensões, a capoeira ajuda a desenvolver no aluno o pensamento ético e moral, tendo como ponto de partida a reflexão de conteúdos relacionados a vida, na contribuição da formação do indivíduo para garantir a integridade dele como cidadão, como um ser que pertence ao mundo de maneira integral e não parcial.

 

Como fator histórico, a capoeira surge no contexto escravocrata, de exploração do trabalho humano, por isso ela é marco de resistência social, moral e ético. Por isso, desenvolve no praticante a curiosidade por aprender a história do povo afro-brasileiro.

 

O capoeirista hoje deve estar preparado para lutar contra o preconceito, não somente por questão racial, mas também ser a voz daqueles que não são escutados pela sociedade. A capoeira além de luta, traz qualidade de vida no campo esportivo e intelectual.


Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Compartilhar: