Ciclismo estreia nesta quarta, 6, no Rio Grande do Sul

Ciclismo estreia nesta quarta, 6, no Rio Grande do Sul

Volta Ciclística Internacional no Estado vai até domingo, 10, e reunirá 17 equipes brasileiras e estrangeiras

 A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto estreia nesta quarta-feira, 6, na 3ª Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul. A competição terá cinco etapas e vai até domingo, 10, com um percurso total de quase 800 km. A primeira prova está marcada para as 9h, em Novo Hamburgo.

Para esta competição, o técnico Marcelo Donnabella convocou seis atletas. São eles: Alan Maniezzo, Giovane Arduino (sub-23/elite), Jeovane Oliveira, Maurício Knapp, Michel Fernandez e Rodrigo Nascimento.

“Nós teremos três etapas de montanha na competição e o Alan [Maniezzo] é o mais especialista nesse quesito. Mas todos estão bem preparados e acredito que conseguiremos bons resultados. Ainda não dá para saber como as outras equipes vão. Teremos uma noção disso assim que acabar a primeira etapa”, disse o técnico.

Ele acredita que os dez dias de disputas intensas, sob fortes chuvas e frio na Volta do Uruguai, serviu para a Equipe se preparar e condicionar ainda mais os atletas para as competições mais importantes do Brasil, que serão realizadas a partir de abril.

“O Uruguai foi importante para conseguirmos pegar ritmo de competição forte, contra adversários fortes. Estamos bem treinados e preparados para essa Volta no Rio Grande do Sul”, explica Donnabella.

A Volta         

A edição deste ano da Volta do Rio Grande do Sul terá novidades em relação às outras. Apenas as terceira e quarta etapas permanecem com o mesmo percurso de 2014 e 2015. Ao todo, serão cinco dias de corridas pelas estradas gaúchas, totalizando 797 quilômteros percorridos, com muitos trechos montanhosos.

Participam da competição 17 equipes, sendo dez nacionais e sete estrangeiras. A classificação final será feita por meio de uma somatória do tempo acumulado pelos três melhores ciclistas de cada time na classificação geral individual.

No primeiro dia de provas, os ciclistas sairão de Novo Hamburgo rumo a São Francisco de Paula – que fica a 907 metros de altitude na Serra Gaúcha - em um trajeto de 150 quilômteros. Depois, na segunda etapa, vão de São Francisco a Cambará do Sul e retornam à cidade de origem, com um percurso de 161 quilômteros.

Na sexta, 8, novamente saem de São Francisco, vão para Campo Bom e voltam, em 156km de prova. No sábado, pela penúltima etapa – a mais longa da Volta -, o percurso que liga São Francisco à Farroupilha tem 174 quilômteros de extensão. 

Por fim, na quinta etapa, realizada no domingo, 10, os ciclistas saem de Farroupilha, passam por Caxias do Sul, Portão e voltam para o lugar da largada, numa corrida de 156km.

Retrospecto

Em 2014, Ribeirão Preto se destacou tanto na disputa individual, quanto na por equipes. Na primeira etapa, Maurício Knapp foi o quarto melhor. Depois, na terceira prova, Antoelson Dornelles, até então atleta do time ribeirão-pretano, foi o segundo colocado e Knapp novamente o quarto.

Nas duas corridas seguintes, vitória de Dornelles e a equipe terminou a competição na terceira colocação geral. Maurício Knapp foi o melhor ribeirão-pretano, na oitava posição.

Já em 2015, a Equipe sofreu uma baixa logo na primeira etapa: Alan Maniezzo se envolveu em um acidente e abandonou a competição. Ele era um dos principais nomes do time para a Volta, devido às suas características e às características do percurso.

Sem Maniezzo até o fim da Volta, Thiago Nardin conquistou o quarto lugar na terceira etapa e Antoelson Dornelles foi o vencedor da última corrida.


Foto: Divulgação

Compartilhar: