COI aprova novos esportes Olímpicos que serão integrados a partir de Tóquio
Caratê é uma das modalidades incluídas, o que anima o treinador da seleção brasileira da modalidade, que é de Ribeirão Preto
O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta quarta-feira, 3, seis novos esportes durante 129ª Sessão da entidade, que aconteceu no Rio de Janeiro, para integrarem os programas dos Jogos Olímpicos a partir de 2020, quando as Olimpíadas serão realizadas em Tóquio, no Japão.
As novidades são o caratê, o surf, skate, basebol, softbol (modalidade de baisebol que será disputado por mulheres nas Olimpíadas) e o alpinismo. A decisão animou o treinador da seleção brasileira de caratê, o ribeirão-pretano Ricardo Aguiar, que garante que a preparação para os Jogos de Tóquio começarão imediatamente.
“Todo nosso planejamento será feito para conseguirmos a tão sonhada medalha olímpica. Estamos com uma equipe de base muito forte, além de atletas no adulto que terão idade para competir em alto nível daqui quatro anos. O nosso foco será para manter a preparação em alto nível, já que será inclusa no calendário a competição pré-olímpica, que dará vagas aos Jogos. Precisamos chegar bem lá para conseguirmos nossos lugares no Japão”, comentou Aguiar.
As competições no caratê serão disputadas em quatro categorias, entre kata e kumitê, masculino e feminino. A estimativa é de que 90 atletas participem dos Jogos. Atualmente, o país ocupa a sexta colocação no ranking mundial e é soberano na América, já que venceu as últimas edições do Pan-Americano e do Sul-Americano. Em 2015, nos Jogos Pan-Americano de Toronto, campeonato que faz parte do ciclo olímpico, a Seleção conquistou o título geral.
“Me sinto honrado de vivenciar e fazer parte dentro e fora do tatame de tudo isso. Parabéns CBK pelo trabalho no nosso país! Parabéns caratê. Nós merecemos”, comemorou o treinador, que destacou que a maiorias dos atletas que fazem parte da seleção terão condições de participarem dos Jogos em alto nível.
Foto: Geraldo de Paula Fotografia / CBK