Com novos títulos, técnico do caratê de RP celebra ano positivo

Com novos títulos, técnico do caratê de RP celebra ano positivo

Técnico das seleções Brasileira e Paulista e da Equipe de Ribeirão Preto de Caratê destaca o bom desempenho dos times na temporada e já projeta o próximo ano

O ribeirãopretano Ricardo Aguiar, que comanda as seleções brasileira e paulista de caratê e também a Equipe de Ribeirão Preto (SME/Total Health/Clínica Collucci/Instituto Ricardo Aguiar) está satisfeito com seus times nesse ano. Ao todo, os atletas conquistaram 64 medalhas, entre elas três ouros e dois bronzes nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, dando o título inédito da competição ao Brasil. Nesse campeonato, os ouros foram de Natália Bruzolato (até 68kg), Valéria Kumizaki (até 55kg) e Douglas Brose (até 60 kg).

Os dois últimos lideram o ranking mundial em suas respectivas categorias. Com a medalha de bronze ficaram Isabela dos Santos (acima de 68 kg) Aline Souza (até 50 kg). “Nós conseguimos passar uma imagem diferente daquela do Pan de 2012 no México ao Comitê Olímpico Brasileiro.

É uma competição de extrema importância e que está no ciclo olímpico. O caratê tem grandes chances de entrar nas Olimpíadas de 2020 e nós precisávamos mostrar que estamos fortes na briga por medalhas caso a escolha do esporte seja aceita”, destaca Aguiar.

A votação para definir se o caratê será ou não esporte olímpico será realizada em 2016, no Rio de Janeiro. A equipe nacional, inclusive, alcançou outro feito inédito nessa temporada e chegou à 5ª colocação do ranking mundial da modalidade sendo o único país das Américas no top 10 da lista.

Em 2012, antes da atual gestão da Confederação Brasileira, o Brasil estava na 25ª posição. Outro fato de destaque é que, no Mundial sub-21 na Indonésia, em novembro, a Seleção subiu ao pódio duas vezes com os bronzes de Sabrina Pereira (até 59kg) e de Stéphanie Trevizan (até 61 kg). A atleta também defende a equipe de Ribeirão Preto.

Além dela, os outros caratecas que são do time ribeirão-pretano, conseguiram se manter entre os dez melhores da competição. Já no circuito mundial da Premier League, mais destaque para os brasileiros. Vinícius Figueira (até 67kg), que defende Ribeirão Preto, venceu a etapa final do Japão e, com a prata na Holanda e o bronze no Brasil, terminou o campeonato na terceira colocação geral.

A atual campeão pan-americana Valéria Kumizaki conquistou o bi da Premier League. Trio de Ribeirão Preto no Mundial O foco, agora, segundo Aguiar, é no Mundial da Áustria, em 2016, que será realizado em Linz. Para a competição, o técnico da Seleção Brasileira conta, além dos outros atletas do Brasil, com três caratecas de Ribeirão Preto. Milton Menezes (até 75kg), Maike Steffen (até 61kg) e Vinícius Figueira conseguiram as vagas após fecharem o ranking nacional na primeira colocação em suas categorias. O campeonato será realizado entre os dias 25 e 30 de outubro.

Foto: divulgação

Compartilhar: