Com treinador ribeirãopretano, Brasil conquista prata no Mundial de Karatê
Ricardo Aguiar afirma que final com brasileiro foi a melhor luta do Mundial até o momento

Com treinador ribeirãopretano, Brasil conquista prata no Mundial de Karatê

Vinicius Figueira perdeu a final para o francês Steve da Costa, em competição disputada em Madrid, na Espanha

O karateca brasileiro Vinicius Figueira conquistou, neste sábado, 10, a medalha de prata no Campeonato Mundial de Karatê, que acontece em Madrid, na Espanha. O treinador do atleta é o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, que, em 2018, participa pela 10ª vez do mundial da modalidade.

Figueira, da categoria que abrange atletas até 67kg, chegou à final depois de passar por um difícil caminho, tendo de eliminar dois concorrentes na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o jordaniano Abdel Rahman, líder do ranking mundial, e o egípcio Ali Elsawy, quarto colocado na classificação – antes da competição, o brasileiro era o quinto na disputa.

Na luta deste sábado, contra o francês Steve da Costa, Figueira começou a luta melhor, abrindo 3 a 0 na pontuação, e depois de sofrer o empate, voltou a ficar à frente, com 5 pontos a 3. Porém, no final da disputa, o francês conseguiu virar o placar para 6 a 5.

Ao final da luta, em entrevista ao Sportv, que transmite a competição, Figueira lamentou não ter conseguido levar a disputa, porém, apontou que ainda é bom ser vice-campeão Mundial, e que isso é um incentivo a continuar lutando pelo título. O atleta é nascido em Londrina, no Paraná, porém, já treinou na equipe de Karatê de Ribeirão Preto.

Da equipe brasileira treinada por Ricardo Aguiar, o único atleta que chegou à decisão foi Figueira. Agora, a equipe se concentra na busca pela classificação para as Olímpiadas, que acontecem no Japão daqui a dois anos. O treinador, em contato com a reportagem do Portal Revide, apontou que “o trabalho é longo”, e que vai ser seguido em busca das conquistas e da classificação para as Olímpiadas.

“Foi uma luta sensacional. Na realidade foi a melhor luta da competição até agora. Um altíssimo nível. O Steve foi campeão mundial nas categorias de base. Eu acompanho esse atleta já há 5 anos. E ele tem uma habilidade muito grande. Ele não chutou ninguém a competição inteira, mas conseguiu acertar um chute e ficou complicado para o Vinícius. Foi uma excelente jornada do Brasil, que coroou com essa medalha. Poderia ser ouro, mas foi uma conquista muito bem-vinda”, completou o treinador.

Finais de outras categorias do Campeonato Mundial de Karatê acontecem neste domingo, 11.

 


Foto: divulgação

Compartilhar: