CrossFit é novidade que pode estimular as crianças

CrossFit é novidade que pode estimular as crianças

Atividade ajuda no crescimento da criança, estimulando capacidades físicas e motoras durante a infância

Sendo um programa de treinamento de força e condicionamento, o CrossFit, além de proporcionar uma adaptação fisiológica, deixou de ser diversão para as crianças e passou a fazer parte da condição física dos pequenos, com uma variedade de movimentos. Porém, é preciso cuidado com a atividade.

Além de auxiliar no desenvolvimento de múltiplas habilidades, o CrossFit também ajuda no crescimento da criança, com capacidades físicas e motoras durante a infância.

De acordo com o coach do CrossFit Ribeirão, Ricardo Ros Filho, são muitos benefícios que o exercício proporciona aos pequenos. “De uma forma que não irá prejudicar o desenvolvimento da criança, o levantamento de peso é uma das práticas, até aos movimentos calistênicos, como ginástica e atletismo”, diz.

Ele afirma ainda que quanto mais as crianças forem expostas a diferentes estímulos, serão geradas capacidades maiores que elas irão desenvolver. “Por outro lado, quando as crianças fazem esportes regularmente, elas têm a capacidade de praticar novas atividades quando são adultos, mostrando movimentos mais efetivos e eficientes com seu corpo”, aponta.

Os benefícios emocionais também são importantes durante os movimentos. Segundo o coach, o CrossFit é similar aos esportes e às artes marciais no que diz respeito ao desenvolvimento emocional das crianças. “Elas trabalham o espírito esportivo, a liderança, o trabalho em equipe, a habilidade em ouvir, a disciplina e as boas maneiras. Todas essas características ajudam as crianças a obter sucesso na vida”, comenta.

Além disso, elas conseguem perder peso consideravelmente, o que resulta em uma grande mudança na imagem corporal e na melhora da autoestima.

Praticantes


 

 

Gerando uma otimização de capacidades físicas, como resistência cardiorrespiratória, muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, equilíbrio, entre outras vantagens, a idade recomendada para as crianças iniciar na CrossFit é de quatro anos.

“Trabalhamos com crianças no programa Kids de 4 a 10 anos, depois Teens a partir de 11 a 14 anos e Teens pré-adultos de 15 a 17 anos”, acrescenta.

A empresária Jennifer Ricci Ruggiero, de 32 anos, pratica CrossFit há mais de três anos e mostrou para sua filha Izabela, 4, como a prática faz bem a saúde.

“A Izabela sempre me acompanhava nas aulas e com o tempo ela foi gostando. Hoje, ela pratica CrossFit duas vezes por semana e adora”, conta.

Jennifer diz ainda que após a modalidade entrar na vida de Izabela percebeu a melhora no desenvolvimento da filha. “O CrossFit Kids é usado para trabalhar as partes funcionais da criança e vejo que a Izabela melhorou bastante, principalmente em seu desenvolvimento físico”, conclui.

Para completar, Ricardo diz que a ideia é inserir o CrossFit na vida das crianças para que entrem na modalidade e entendam que é uma maneira bem lúdica e divertida de buscar o condicionamento físico e o desenvolvimento. “O CrossFit Kids prepara a criança para ser um adulto saudável e ativo, ou seja, previne o sedentarismo quando mais velho”, conclui.

Foto: Divulgação 

Compartilhar: