Divisor de águas

Divisor de águas

Primeira pista profissional de skate na cidade, a RP Skate Park ambiciona ser uma das mais completas do país e projetar Ribeirão Preto no cenário profissional do esporte

Neste ano, o skate ganhou projeção nacional após estrear como modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, quando os atletas Kelvin Hoefler, Pedro Barros e Rayssa Leal, a "Fadinha", conquistaram uma medalha cada.

Kelvin Hoefler, aos 28 anos, foi o primeiro medalhista olímpico do skate da história do Brasil, e conquistou a terceira colocação no domingo, 25 de julho, quando disputou na modalidade Skate Street, que simula o ambiente urbano, com obstáculos utilizados para execução das manobras esportivas. Já a maranhense Rayssa Leal, de apenas 13 anos, também fez história ao se tornar a atleta brasileira mais jovem a conquistar uma medalha olímpica neste ano. Pedro Barros ganhou a medalha de prata no Skate Park, fechando as conquistas da modalidade. 

O incentivo olímpico coincidiu com o ano de inauguração do ambicioso projeto urbano da “RP Skate Park”, uma estrutura com cerca de quatro mil metros quadrados, construída no Parque Ecológico Maurílio Biagi, em Ribeirão Preto. O projeto foi idealizado pelo Instituto Nova Era e assinado pelo multicampeão Bob Burnquist, sete vezes eleito o melhor skatista do ano e o maior medalhista da história da competição X Games, com 30 medalhas conquistadas.

O espaço, na região central da cidade, é uma das pistas mais completas do Estado de São Paulo, orçada em R$ 1,6 milhão A estrutura tem como objetivo o incentivo à prática de esportes, atraindo competições amadoras e profissionais, e atletas da região do interior paulista.

Segundo o secretário municipal da Casa Civil de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, a RP Skate Park, que possui espaço comum, arquibancada, espaço para juízes e atletas e infraestrutura para realização de competições, tem pretensão de ser uma das mais completas do país. “A pista tem um projeto arquitetônico maravilhoso e completo, pensando em todos os detalhes para se tornar uma das, se não a, melhor pista de skate do Brasil”, disse o secretário.

O decacampeão mundial de skate, Bob Burnquist, durante a inauguração da RP Skate Park

Esporte e cultura

Durante o evento de inauguração da RP Skate Park, no sábado, dia 9 de outubro, o espaço recebeu diversas atividades culturais gratuitas ao ar livre, entre elas, apresentações de skate, bike BMX, patins, DJ's, ioga, break dance, exposições fotográficas e intervenções de grafite. Além de fomentar a prática do esporte em diferentes modalidades, a estrutura se propõe a ser um espaço de confraternização entre atletas amadores e profissionais, e permitir a integração da população com a cultura do skate.

Segundo Fernando Pinheiro Barbosa, o “Juruna”, vice-presidente da Associação Desportiva e Cultural dos Skatistas de Ribeirão Preto (ADCS-RP), a pista atende uma necessidade que Ribeirão Preto possuía, quanto à falta de um espaço profissional para prática do esporte. “Ribeirão não tinha uma pista pública e dependia de espaços afastados dos grandes centros e mantidos pelos próprios skatistas, que acabavam não tendo tanta visibilidade quanto um espaço como este, dentro de um parque e praticamente no centro da cidade”, explica.

O vice-presidente também destaca a importância dos aspectos culturais do esporte. “O skate sempre promoveu ações de integração cultural, com a música, o grafite, as roupas, o comportamento. São peculiaridades do esporte e o skate tem uma amplitude grande nesse sentido. Quando fundamos a Associação, tivemos a preocupação de adicionar o ‘cultural’ no nome, pois já enxergávamos e trabalhávamos este componente, mesmo sem termos um espaço público adequado. Hoje, o skate se tornou um ambiente familiar. Espaços como esse, com segurança, dentro de um parque ecológico, com área para prática de esportes de variadas modalidades como bike e patins, acaba se tornando um espaço de confraternização, onde as pessoas vão desmistificando as ideias negativas que muitos tinham anteriormente”, continua o representante da Associação. Juruna ainda ressalta que considera o projeto um divisor de águas não só para cidade, mas para todo o interior paulista.

Tiago Rezende Silva, o “Riacho”, responsável pela comunicação da ADCS-RP, explica a atuação da Associação, que faz a intermediação entre a comunidade de atletas e o poder público, além de defender as demandas do esporte. “A Associação tem o objetivo de fomentar e fortalecer a prática e a cultura do skate, além de atuarmos na fiscalização das nossas demandas. Então, acompanhamos todo o andamento desta obra da pista, para informarmos a comunidade do skate sobre o projeto”, afirma Tiago. O representante também destaca a qualidade dos equipamentos da RP Skate Park e projeta benefícios para a cidade. “Essa pista tem o que há de melhor em questão de equipamentos. Com certeza, vão surgir novos atletas e o nível do skate na cidade tem tudo para ser do mais alto nível. Além de aumentar o nível de competitividade e de desempenho dos atletas, o maior benefício deste projeto é a convivência com a comunidade”, finaliza.

Relevância social

Na última quinta-feira, 14 de outubro, o skatista ribeirãopretano Vinícius Evaristo Tinoco, recebeu da Prefeitura de Ribeirão Preto uma homenagem pelos trabalhos sociais prestados junto à ONG Next Up Foundation. “Comecei a andar de skate aos 12 anos, no Quintino 2, onde nasci e cresci, e nunca mais parei. No começo dos anos 2000, com alguns amigos, começamos a fazer apresentações de skate em cidades onde o esporte não era muito conhecido. E, em 2005, depois te termos realizado várias apresentações e eventos, comecei a voluntariar na Fundação Casa (antiga Febem), com o objetivo de levarmos o esporte como lição de vida para aqueles jovens privados da liberdade”, conta o esportista.

O atleta se mudou para Califórnia, em 2006, e lá fundou a Fundação Next Up, em 2009, ONG que já atendeu cerca de três mil estudantes com idades entre dez e 18 anos e oferece, aos jovens, ferramentas para profissionalização em diversas carreiras relacionadas com o skate. De acordo com o fundador, a ideia é estabelecer a sede em Ribeirão Preto e continuar o projeto social. “O plano é oferecer workshops, aulas de informática, música, arte, até design gráfico, coding e empreendedorismo. Nossa intenção é atrair e educar os jovens, oferecendo ferramentas para diferentes profissões relacionadas ao skate”, explica Vinícius. 

“O skatista Vinícius Tinoco, recebe homenagem da Prefeitura de Ribeirão Preto”


Fotos: Luan Porto

Compartilhar: