Elenco é o trunfo do Botafogo na Série D

Elenco é o trunfo do Botafogo na Série D

O Pantera entrou 11 vezes em campo no torneio nacional com 11 formações diferentes

Com a vitória por 3 a 0 sobre o Crac-GO, o Botafogo se aproximou bastante da classificação para as quarta-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D, que define o sonhado acesso para a Série C. A decisão da vaga acontece na sexta-feira, 2, a partir das 19h, no Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão-GO. O jogo terá transmissão da TV Brasil.

O Pantera entrou em campo com uma surpresa, já que o atacante Canela era o atleta menos cotado a entrar entre os 11 que bateu os goianos neste domingo, 27, no Estádio Santa Cruz. Tanto, que o treinador Marcelo Veiga chegou a afirmar em entrevista coletiva que o time iria a campo com três volantes - César Gaúcho, Rodrigo Thiesen e Diego Pituca - e um atacante  - Nunes -, ao invés de dois volantes - César Gaúcho e Rodrigo Thiesen - e dois homens de frente  - Nunes e Canela -, como na formação que conquistou a vitória.

Essas opções mostram a força do elenco botafoguense, que está reunido desde o dia 18 de maio, dois meses antes do início do torneio nacional. Nas 11 partidas que o tricolor realizou até o momento da competição, nenhuma repetiu a formação da partida anterior, seja por contusões, como nos casos dos meio-campistas Helton Luiz e Gilmak, por negociação de jogadores, caso do zagueiro Luiz Gustavo, suspensões por cartão ou opção técnica, como Guaru, que perdeu a vaga no time titular.

Ao todo, 17 jogadores diferentes iniciaram as partidas como titular do Pantera, mesmo assim, a variação entre posições dentro do grupo foi grande. Samuel Santos, destaque da partida deste domingo jogando como meia, iniciou a trajetória no Botafogo como lateral-direito, justamente contra o Crac, só que na segunda rodada da Série D.

Já Daniel Borges, atual titular da posição, nessa mesma partida, atuou de volante, e foi opção do treinador para ocupar o meio campo em outros duelos do Pantera.

Outros jogadores que rodaram no time titular do Botafogo, também por iniciativa do técnico, foi o meia Guaru, que começou o torneio com a missão de ser maestro da equipe na disputa, mas que perdeu a vaga para Vitinho, que chegou durante o torneio, e Diego Pituca, que na estreia, diante do Gama-DF, foi lateral-esquerdo, e quase foi volante neste domingo. Pituca perdeu a vaga para Augusto Ramos, lateral de ofício, e que estava na equipe desde o Paulistão.

Mas nem sempre as mudanças no time titular do Botafogo foi por opção tática. O volante Gilmak sofreu uma grave contusão nos ligamentos do joelho, e só volta aos campos em 2016, por isso a diretoria contratou Dudu, que estava no futebol mineiro, já durante o campeonato. Com isso, César Gaúcho ganhou a posição, e inclusive assumiu a faixa de capitão da equipe. E ele é um jogador que oferece variação durante a partida, já que pode jogar tanto de volante como de zagueiro.

Outra baixa no elenco, foi de Helton Luiz, que começou no meio campo do Pantera, perdeu a posição logo na segunda partida, só voltando na quinta rodada, na goleada por 5 a 1 sobre o Villa Nova-MG, no Santa Cruz, marcando até gol, mas voltou a sair do time na partida seguinte, também contra os mineiros, no qual também tinha deixado a marca dele, por contusão no pé.

Outro desfalque inesperado foi a negociação do então zagueiro titular Luiz Gustavo, com o Joinville-SC, que está na Série A. O atleta havia sido titular nas quatro primeira partidas do tricolor no torneio, e formava forte dupla de defesa com Mirita.

Além das mudanças nos onze que entram em campo pelo Botafogo, Marcelo Veiga tem outras opções interessantes que podem ser aproveitadas ao longo da competição, já que o goleiro Neneca, que junto com o zagueiro Mirita, são os únicos a disputarem todas partidas da Série D, tem como reservas Andrey, dono da camisa 1 da seleção brasileira na disputa dos Jogos Pan-Americanos 2015, e João Lucas, titular da equipe no vice-campeonato da Copa Paulista do ano passado e Talles, um dos melhores da posição na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.

Na zaga, Veiga ainda conta com Carlos Henrique, zagueiro que também se destacou na campanha do vice na Copa Paulista e Mayc, que assim como Talles, foi um dos grandes nomes do clube no torneio de juniores.

Revide Online
Leonardo Santos
Fotos: Agência Botafogo

 

Compartilhar: