Fernandinho, o jogador que deixaria Guardiola na reserva
Para o técnico da Seleção Brasileira, o jogador permite que o lado esquerdo do time funcione com maior segurança

Fernandinho, o jogador que deixaria Guardiola na reserva

Radicado em Ribeirão Preto, o atleta terá a missão de parar o jovem time da Bélgica na Copa do Mundo

Radicado e descoberto por olheiros em Ribeirão Preto, Fernandinho é querido em todos os locais por onde passa. Segundo Pep Guardiola, treinador do jogador, no Manchester City, se o técnico ainda jogasse, ele seria reserva do volante da Seleção Brasileira. Badalado, o atleta terá a missão de parar o jovem time da Bélgica, pelas quarta de final da Copa do Mundo da Rússia, na próxima sexta-feira, 6, às 15h (horário de Brasília). 

Leia mais:
Mãe de Fernandinho, jogador da Seleção Brasileira, envia recado ao Portal Revide
Mãe de Fernandinho conta detalhes da concentração do Brasil na Rússia


A resposta para tanta admiração e confiança de Fernandinho vem desde a passagem do atleta pelo Paraná Soccer Technical Center (PSTC), em Londrina (PR). O atual craque jogou por três anos nas categorias de base do clube londrinense, onde conquistou o Campeonato Paranaense Juvenil, em 2001, e a Taça Londrina Juvenil, no mesmo ano. Na conquista do primeiro, ele foi o artilheiro da competição, mesmo atuando na lateral direita.

Do PSTC, o atleta foi para o tradicional Atlético Paranaense, em setembro de 2001. Lá, foi notado pelo estilo moderno de jogar, tanto na lateral, no meio ou até no ataque. Fez parte do elenco Campeão Brasileiro de 2001 e também conquistou vários campeonatos paranaenses.

Na mesma época, em 2003, atuando pela Seleção Brasileira Sub-20, no Mundial da categoria, foi ele o responsável por fazer o gol que deu o título ao Brasil, na vitória por 1 a 0 diante da Espanha, na final.

O bom desempenho garantiu a ida do jogador ao time europeu Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde atuou por oito anos e conquistou títulos. Por onde passa, o jogador fatura prêmios. Em 2013, ele foi vendido ao Manchester City e já é campeão nacional pela equipe duas vezes.

“Eu acho que o Fernandinho pode jogar em até 10 posições diferentes no campo. Ele tem qualidade para isso. É um jogador rápido, forte e inteligente. Pode atacar e defender ao mesmo tempo”, afirmou Guardiola em uma entrevista coletiva.

Guardiola é fã do futebol de Fernandinho

Da mesma forma, pensa Tite, técnico da Seleção Brasileira. “Ele te traz uma característica que vem desde cedo. Ele tem um DNA de passador, articulador, que dá também um poder de marcação para liberar o lateral e os atacantes do lado esquerdo do campo. É o substituto imediato do Casemiro”.

Na era Tite, Fernandinho tem se tornado o 12º jogador da seleção. Foi o único entre os reservas que atuou nos quatro jogos da Copa até o momento. Entretanto, o camisa 17 busca apagar o feito em 2014. Ele era um dos jogadores titulares no jogo contra a Alemanha, que marcou o 7 a 1.

Em entrevista ao Portal Revide, antes do mundial, Fernandinho comentou que “faltavam palavras para expressar a felicidade de momentos como esse: fazer parte da lista de convocados para a Copa do Mundo". "São anos de trabalho intenso, decisões e títulos, mas, quando tratamos de Seleção e Copa, tudo tem um peso diferente. Vamos em frente”, disse.

Fernandinho já soma 23 títulos na carreira.

Confira:

2 vezes Campeão da Inglaterra
3 vezes Campeão da taça da Liga de Inglaterra
5 vezes Campeão da taça da Ucrânia
7 vezes Campeão da Ucrânia
3 vezes Campeão da Supertaça da Ucrânia
1 vezes Campeão UEFA-CUP
1 vezes Eleito jogador da época pela Vyshcha Liga
1 vezes Campeã do mundo pela Seleção Brasileira SUB-20


 


Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Compartilhar: