Gerson Engracia renuncia à presidência da Botafogo S.A

Gerson Engracia renuncia à presidência da Botafogo S.A

Botafogo S.A contratará um CEO para ocupar o cargo de dirigente 

Gerson Engracia, presidente da empresa Botafogo S.A, renunciou ao cargo nessa sexta-feira, 30. Segundo carta entregue ao conselho do clube, Engracia pretendia renunciar em 2019, porém, após uma reunião do conselho, ficou acertado que o dirigente permaneceria no cargo até que a S.A contratasse um CEO (diretor executivo) para ocupar a função.

Engarcia foi presidente do clube por dois mandatos, entre 2015 e 2019. Durante sua gestão, o clube alcançou os acessos à Série C e à Série B do Campeonato Brasileiro.

Porém, a relação sofreu desgastes com a má campanha do Botafogo na temporada de 2020 e as críticas direcionadas à parceria entre o clube e a empresa. No momento da renuncia de Engracia, o Pantera ocupava a penúltima colocação da Série B do Brasileirão.

Confira a carta de Engracia ao Conselho de Administração da Botafogo SA:

Aos cuidados de Adalberto Baptista, Presidente.

Como é sabido, desde abril de 2015, luto incansavelmente para reverter um legado de dívidas e uma estrutura administrativa inadequada. Com uma equipe competente de colaboradores, a quem eternamente agradeço, representamos uma virada institucional relevante. Alcançamos um acordo satisfatório com a Axial Management, solucionando uma dívida histórica que deixava a vida do clube em uma situação perigosa. Reenquadramos o enfrentamento das demais pendências internas e reorganizamos as estruturas administrativas do Botafogo.

No futebol, almejávamos sem sucesso, há alguns anos, nos reestabelecermos entre os grandes do Brasil. A falta de um calendário anual perene impossibilitava a nossa ascensão. Alcançamos o acesso à Série C logo no nosso primeiro ano de mandato, conquistando o primeiro de muitos títulos nacionais que o Botafogo certamente terá. Em 2018, no ano do nosso centenário, conseguimos o acesso histórico para a Série B, devolvendo o Botafogo ao seu lugar de direito: o rol dos grandes clubes de futebol do Brasil.

Assim, sinto-me realizado por ter colaborado com os destinos do meu clube amado, onde trabalhei de bilheteiro a presidente, sempre de maneira honorária e por amor. Penso no meu clube como instituição, como BOTAFOGO, o mesmo que meu pai me ensinou a amar.

Todavia, há algum tempo venho manifestando a este Colegiado a minha intenção em deixar a presidência do Botafogo S.A. Nesse sentido, encaminhei a Vossas Senhorias, uma carta manifestando tal posição em 02 de julho de 2019. A reunião deste Egrégio Conselho que analisou este pedido, decidiu, por unanimidade, que seria contratado um C.E.O. para exercer a função de Presidente da S.A., solicitando a minha permanência no cargo até que tal contratação se efetivasse. Por sinal, para tanto, Vossas Senhorias estipularam o prazo de 31 de dezembro de 2019.

Levando em conta tal disposição e até para abrir espaço para um novo acordo institucional dentro do Botafogo, venho por meio desta, RENUNCIAR ao cargo de Presidente do Botafogo S.A., em caráter irrevogável, a partir desta data.

Volto para o meu camarote, de onde continuarei torcendo com a minha família para esse BOTAFOGO que tanto amamos.

Saudações Botafoguenses!

Ribeirão Preto, 30 de outubro de 2020.

Gerson Engracia Garcia
Botafoguense


Foto: Divulgação

Compartilhar: