Governo Federal lança cartilha para turistas que vão à Copa
Itamaraty alerta a comunidade LGBT brasileira sobre a repressão do governo russo

Governo Federal lança cartilha para turistas que vão à Copa

Material dá dicas de frases em russo, documentos importantes e comportamento em público

O Governo Federal lançou, na última quarta-feira, 7, uma cartilha para o torcedor brasileiro que vai à Rússia acompanhar os jogos da Copa do Mundo. O guia de 134 páginas traz orientações sobre como se comportar em público, frases úteis em russo, quais documentos são importantes de levar, entre outras informações.

Como não poderia faltar, o Itamaraty mencionou as severas sanções do governo Putin à comunidade LGBT do país. No Guia Consular do Torcedor Brasileiro, é explicado que não são comuns, na Rússia, manifestações “intensas de afeto” em público.

Em particular, o Guia recomenda à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores” e enquadradas em lei que prevê multa e deportação.

A cartilha também adverte que se deve evitar manifestações públicas sobre temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual. Ainda segundo a lei russa, bandeiras estrangeiras não podem ser exibidas em praças e edifícios públicos, e podem ser apreendidas.

Os ribeirãopretanos que forem curtir a Copa também devem prestar atenção com as bebidas alcoólicas. Diferente do Brasil, ingerir bebidas alcoólicas nas ruas ou em espaços públicos abertos, na Rússia, é infração administrativa punível com multa.

Apesar da rigidez das leis russas, a administradora Cristina Oliveira Garcia Pagan sairá de Ribeirão Preto no dia 22, com destino ao país eslavo. Cristina ganhou a viagem após participar de uma promoção na empresa em que trabalha e ficará uma semana no país da Copa.

“Não costumo acompanhar campeonatos, mas na época de Copa viro brasileira com muito orgulho. Fico feliz com cada vitória”, comenta a administradora. Até ganhar este prêmio, o lugar mais longe para o qual Cristina havia viajado foi o país vizinho, Uruguai. A distância para a capital russa é dez vezes maior.

Cristina começou a ler a cartilha nesta quinta-feira, 7,  e achou interessante. “Parece útil. Acho que vou me sentir mais segura por lá, mas é bom não descuidar”, finaliza.  A abertura oficial da Copa do Mundo 2018 acontece na próxima quinta-feira, 14. A Seleção Brasileira estreia no domingo, 17, às 15h. A cartilha completa está disponível neste link.


Foto: Pixabay

Compartilhar: