
Internacional: Ciclismo de RP disputa Volta do Uruguai
Competição terá dez etapas em dez dias, totalizando um percurso de 1421,5 km
A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde / Powerade / SME) estreia nesta sexta-feira, 18, na 73ª edição da Volta do Uruguai. Durante dez dias de prova, os ciclistas percorrerão 1421,5 km, divididos em dez etapas.
Para o desafio em pistas uruguaias, o técnico Marcelo Donnabella convocou Giovane Arduino, Jeovane Oliveira, Luis Trevisan, Maurício Knapp, Rodrigo do Nascimento e Thiago Nardin. Ele acredita que o campeonato será uma forma de preparar ainda mais os seus atletas para as principais voltas no Brasil, que ocorrem a partir de abril, mas sempre em busca de vitórias nas etapas.
“O Uruguai tem suas peculiaridades. O percurso não tem muita subida, mas venta demais, além do normal. No ciclismo, quando venta muito, a corrida fica muito mais técnica, mais forte, porque o vento cruzado faz você se esconder dele, tentar fugir, evitar quedas. A ideia é pegar um bom condicionamento lá e também dar mais experiência aos mais jovens, como o Giovane [Arduino] e o [Luis] Trevisan”, afirma.
Além de Ribeirão Preto, outras duas equipes brasileiras participam da Volta: Avaí e Dataro. Além dos times uruguaios e brasileiros, mais três estrangeiros estão confirmados na competição: SEP de San Juan, Matanceros e Start Cycling.
Quatro anos depois
A disputa da Volta do Uruguai marca o retorno do time ribeirãopretano às pistas internacionais, de forma coletiva, já que alguns atletas disputaram competições pela Seleção Brasileira fora do país.
A última vez que a equipe saiu do Brasil foi em 2012, para correr na Ruta das Américas, que também foi realizada no Uruguai. Na ocasião, Thiago Nardin foi o vice-campeão na etapa final, em Montevidéu.
Foto: Divulgação