Jovem talento ribeirãopretano brilha no futebol do Leste Europeu

Jovem talento ribeirãopretano brilha no futebol do Leste Europeu

Nesta temporada, Lipe Veloso foi um dos principais nomes do Torpedo Zhodino, equipe de Belarus

Natural de Ribeirão Preto, Lipe Veloso - Luiz Felipe Veloso Santos-, de 23 anos, é um dos recentes jogadores a conquistar grandes feitos no futebol europeu. Neste ano, o meia fechou com chave de ouro sua primeira temporada em Belarus. Ele foi um dos principais nomes do Torpedo Zhodino na campanha histórica no campeonato nacional.

Com um gol aos 42 minutos do segundo tempo na partida contra o Vitebsk, no dia 28 de novembro, Lipe garantiu a vitória por 3 a 2 em favor do Torpedo, resultado esse que confirmou a terceira colocação no Campeonato de Belarus, a melhor da história do clube. 

A posição firmou a vaga na próxima edição da Liga Europa, mais um feito histórico para o clube. O Torpedo ficou apenas 3 pontos abaixo do campeão, e Lipe teve seu destaque.

“Uma temporada que superou expectativas, porque até então eu estava em uma situação complicada, tive problema com o meu clube na Ucrânia e acabei não me reapresentando. Fiquei um bom tempo parado e quando eu cheguei no Torpedo eles me deram todo respaldo para trabalhar, para voltar minha forma física, para conseguir alcançar meu melhor nível para ajudar a equipe”, explicou.

O ribeirãopretano disputou um total de 29 jogos, sendo titular ao longo de toda temporada, com oito gols, se credenciando vice-artilheiro da equipe. Além disso, colaborou com sete assistências.

Números esses que comprovam o bom momento do jogador, que ainda tem contrato com o Lviv, da Ucrânia, mas ainda não definiu seu futuro. Juntamente com os empresários, Lipe ainda analisa todas as possibilidades no futebol europeu e asiático, inclusive, a possibilidade de disputar mais uma temporada pelo Torpedo.

“Sobre o meu futuro para 2021 ainda está em aberto, o Torpedo já demonstrou interesse e quer realizar essa opção de compra, porém é uma negociação complexa e difícil. É um clube onde já estou adaptado, gosto muito do elenco, sou um dos principais jogadores do time, mas se tiver alguma proposta de outros times vamos analisar com calma e cautela para seguir com bons resultados”.

SOBRE LIPE VELOSO

Luiz Felipe Veloso Santos nasceu no dia 7 de abril de 1997. O início da carreira foi na equipe do Botafogo de Ribeirão Preto e desde cedo demonstrou habilidades no futebol.

“Defendi a camisa botafoguense pela equipe sub-15 no Campeonato Paulisata da categoria, onde tive oportunidades e fui muito feliz. Nessa época eu nem tinha o futebol como profissão, eu era muito jovem e não sabia o que aquilo poderia me proporcionar”, afirmou.

Lipe contou que passou a enxergar seu futuro do futebol quando integrou as categorias de base do Santos. “Era a época do Neymar, e foi aí que pensei que isso poderia ser meu ganha pão, pra ajudar minha família”.

O primeiro contrato profissional foi pelo time do Corinthians, onde ele ficou por dois anos e meio. Em 2016, o jogador teve passagem também pelo Palmeiras e ainda muito jovem foi contratado pelo Tokyo FC, um dos principais clubes do Japão. Por lá ficou entre 2016 e 2018, alternando passagens pelo time principal e pelo time B.

Em 2019 foi contratado pelo Lviv e em busca de novos desafios partiu para Ucrânia e fez uma boa temporada de estreia no leste europeu. Mas optou por buscar um novo clube em 2020.

Neste ano veio o empréstimo para o Torpedo e o início em um novo país. A adaptação foi rápida e logo caiu nas graças da torcida e dos dirigentes deste emergente clube de Belarus.


Foto: Torpedo Zhodino

Compartilhar: