Magic Paula e Janeth participam de bate-papo em Ribeirão Preto
O evento discutiu os aspectos das políticas públicas e a implantação de projetos na área de esportes

Magic Paula e Janeth participam de bate-papo em Ribeirão Preto

Em evento no Sesc, as ex-atletas analisaram as políticas públicas de incentivo ao esporte

Duas das maiores jogadoras do basquete brasileiro, Magic Paula e Janeth Arcain lutam pela educação e conscientização do esporte feminino no Brasil. As ex-atletas participaram de um bate-papo sobre políticas públicas no esporte nesta sexta-feira, 11, no Sesc Ribeirão.

O evento discutiu os aspectos das políticas públicas e a implantação de projetos na área de esportes. O encontro também contou com a presença da professora Paula Korsakas, que apresentou um breve panorama do cenário esportivo de incentivo à prática de atividades voltadas ao público feminino.

Atuando hoje como gestora esportiva, Magic Paula, a jogadora que mais vestiu a camisa da seleção brasileira de basquete, conta que os desafios sempre existiram no esporte, mas que enquanto jogadora teve o suporte da família para superar e por em prática o esporte.

“Eu vejo que, constantemente, as mulheres enfrentam dificuldades para a prática de modalidades esportivas. Sem a família apoiar fica muito mais difícil. O nosso trabalho é trazer uma vontade de praticar exercícios. Entretanto, é difícil superar a tecnologia”, fala Paula.

Da mesma forma pensa Janeth, que foi uma das jogadoras mais premiadas no basquete nacional. “É um trabalho que leva tempo para ser realizado. Fui homenageada com o cargo de prefeita nas Olimpíadas do Rio, mas o legado que gostaria de deixar não tem acontecido: que é a prática da aula de educação física nas escolas com o ensinamento de variedades esportivas. O esporte é essencial para o corpo”.

O encontro teve como proposta a troca de saberes entre as ex-atletas e gestoras, com a intenção de fomentar e estimular o estabelecimento e a criação de políticas públicas esportivas de incentivo à participação ativa das mulheres nos esportes.

Para as ex-atletas, uma importante conquista na área das atividades físicas e esportivas foi romper com preconceitos e saberes que constituíram o corpo da mulher como frágil, tendo na maternidade a principal função, e inapto a determinadas práticas.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: