Mesmo não oficializado, Botafogo teve uma presidente mulher na história
Ela teria comandado o grupo em momentos difíceis e hoje é inspiração para a torcida feminina

Mesmo não oficializado, Botafogo teve uma presidente mulher na história

Manoela Trigo foi a responsável por fundar a primeira torcida feminina do clube na história

Manoela Trigo foi a primeira presidente feminina do BotafogoPoucas pessoas sabem, mas o Botafogo de Ribeirão Preto já teve uma mulher na presidência. Mesmo não oficializado, relatos apontam que Manoela Trigo comandou a equipe por um período curto, quando ninguém queria cuidar do Pantera.

Ela foi a responsável por fundar a primeira torcida feminina do Tricolor ribeirãopretano na história. O grupo era formado por fanáticas pelo Botafogo, na Vila Tibério, onde a sede da equipe era instalada.

Segundo relatos, Manoela era participativa das decisões e deixava clara a força feminina no Botafogo. Ela presidiu o clube em um momento de dificuldades, quando muitos acreditavam que a agremiação fosse desaparecer. Não há relatos sobre o período de mandato.

Torcida feminina

A torcida feminina do Botafogo é fortalecida jogo após jogo no Estádio Santa Cruz. Atualmente, o apoio vem da Fiel Força Tricolor - Comando Feminino, que é um grupo de torcedoras presentes em todas as partidas do Pantera.

De acordo com Fernanda Meira dos Santos, 22 anos, representante da torcida, para elas, representar o público feminino nos estádios é gratificante. “Somos movidas por amor, alegria e muita força! Queremos sempre passar para outras mulheres o quão podemos ser grandes, fazer e cantar aquilo que nos faz feliz, seja isso taxado como for, é a nossa vontade, nossa felicidade e devemos estar onde quisermos e fazer o que quisermos. E nosso grupo não representa as mulheres apenas nos estádios, realizamos ações sociais sempre, mostrando que a torcida organizada feminina vai muito além de qualquer tipo de crítica, que podemos fazer e acontecer entorno de um esporte considerado masculino, mas que para nós é feminino também, e muito”.

A Fiel Força Tricolor - Comando Feminino apoia o Botafogo em todos os jogos

Em todos os jogos, as meninas ficam juntas à frente da torcida. “Cantamos, pulamos, batemos palma, temos nossas bandeiras, nossos movimentos, organizamos como levaremos os nossos materiais, participamos de caminhadas rumo ao estádio e tudo que envolva nosso Botafogo e nossa torcida”, conta Fernanda.

Questionada sobre os preconceitos presentes no futebol, ela diz que ainda existem. “Não somente na questão de mulher ir ao estádio, mas, principalmente, de mulher participar de torcida organizada. Já mostramos que podemos e somos muito fortes para estar dentro de uma torcida, tomamos sol, chuva, cantando e pulando sem parar. Nós já fechamos ônibus só das mulheres e estamos ali por um só motivo: o amor ao Botafogo. Felizmente, os membros da nossa torcida dão valor a nossa presença nos estádios e conseguem ver o quão importante somos nós ali, e que aconteça o que for, estaremos sempre com o Botafogo, isso que importa para nós, pois sabemos a força que temos”.

Para Fernanda, que hoje representa a torcida feminina do Botafogo, Manoela é uma inspiração que não pode ser esquecida. “Pelo seu empoderamento e força, que não falta no nosso grupo. Somos e precisamos de mais mulheres assim, que o amor ao futebol as mova, independente de qualquer situação”, conclui.


Foto: Divulgaçãos

Compartilhar: