Nadador de Ribeirão Preto disputa vaga para as Olimpíadas de Tóquio
O atleta Guilherme Basseto, de 23 anos, disputa vaga para as Olimpíadas na modalidade dos 100 metros costas.

Nadador de Ribeirão Preto disputa vaga para as Olimpíadas de Tóquio

Guilherme Basseto treina entre cinco e seis horas por dia e espera vencer a seletiva para representar o Brasil.

O nadador Guilherme Basseto, natural de Ribeirão Preto, vai disputar a seletiva olímpica que, de acordo com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), ocorre entre os dias 19 e 24 de abril no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

A competição garante vaga para disputa dos Jogos Olímpicos em Tóquio, previsto para iniciarem no dia 23 de julho na capital japonesa.

“A gente está em uma fase de preparação que é muito forte, onde a gente brinca que é a hora de sofrer, porque vai ser isso que vai moldar a resistência para prova. Hoje faltam aproximadamente três meses para a seletiva, então eu ainda estou treinando bem pesado.” explica o nadador integrante da equipe Esporte Clube Pinheiros que é também sargento do Exército. 

Em meio às incertezas quanto a realização da Olimpíada, motivada pela pandemia da Covid-19, Basseto se mantém confiante e treina intensamente entre cinco e seis horas por dia, de segunda a sábado. 

Destino incerto

Recentemente, o jornal britânico The Times noticiou que o governo japonês poderia cancelar as Olimpíadas em Tóquio em decorrência das complicações de se realizar o evento em maio a pandemia, ainda longe de ser controlada. No dia 7 de janeiro o Japão decretou Estado de Emergência na capital por um mês, frente aumento no número de casos da Covid-19. 

 No ano passado, os Jogos foram adiados depois que Canada e Austrália anunciaram que não enviariam seus atletas e as Olimpíadas foram então remarcadas para 23 de julho até 8 de agosto. Porém, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, e também o Comitê Olímpico Internacional por meio de comunicado oficial, negaram o cancelamento. 

“É uma incerteza, mas a gente vai continuar treinando todos os dias, se dedicando todos os dias e mantendo o foco. O objetivo até então é a seletiva para se classificar para as Olimpíadas. Até darem uma palavra final o plano vai ser esse e não vai mudar” destacou Basseto, sobre a possibilidade de prolongar seu ciclo olímpico. 

Competições sem público

Ainda que não seja remarcada, a competição deve ocorrer com um número reduzido de pessoas e com os portões fechados ao público, visando mitigar a disseminação do coronavírus. 

O atleta lamentou as medidas sanitárias necessárias, mas garante que não são fatores que afetam seu desempenho. 

“Ano passado eu participei da Liga Internacional de Natação. Foi um campeonato bem grande e também não teve público, mas teve transmissão pela TV, assim como vai ter na seletiva. Eu já sei que o pessoal que gosta de mim e torce por mim vai estar me assistindo do mesmo jeito. A falta de público não é algo que tira meu foco ou minha motivação. Não é um detalhe que mexe comigo. Estou me preparando da melhor forma possível para conseguir estar dentro dessa seleção e representar o Brasil da melhor forma possível nas Olimpíadas”, tranquilizou o nadador.


Foto: Satiro Sodré / Divulgação

Compartilhar: