Nadador de Ribeirão lidera 4 categorias do ranking nacional

Nadador de Ribeirão lidera 4 categorias do ranking nacional

Competindo pelo Pinheiros, Pedro Motta foi campeão brasileiro infantil nesse ano; Além dele, outros quatro atletas figuram nas primeiras posições

O nadador Pedro Motta, de 14 anos, do Instituto Multidisciplinar Pró Alto Rendimento de Ribeirão Preto, lidera quatro provas do ranking nacional Swim It Up, que considera os tempos realizados em 523 competições oficiais disputadas no Brasil em 2015, além de provas nadadas pelas seleções brasileiras adulto e de categorias.

Ele, que compete pelo EC Pinheiros (São Paulo), foi campeão brasileiro infantil e é o melhor do país nas categorias 100 e 200 metros costas e 100m borboleta em piscina de 25m, e nos 100m borboleta em piscina de 50m. Além disso, aparece entre os 25 primeiros do Brasil em outras dez provas.

Os técnicos do Pedro Baldo e Newton Conte, acreditam que a temporada de Motta superou as expectativas. “Nós sabíamos que a este ano prometia muito, pois tanto ele, quanto a equipe já vinham de um 2014 muito bom. Mas os resultados nos surpreenderam. Ele se colocou e colocou o time no patamar dos resultados espetaculares”, disse Baldo.

Outros três atletas representam o Instituto no ranking. Também do Pinheiros, Lucas Silva, de 14 anos, é o terceiro mais rápido do país nos 50m livre. Em 2015, foi 4º colocado no Brasileiro Infantil de Verão nessa prova. Além disso, ele é quarto colocado nos 50m costas, sexto nos 100m costas e está entre os 17 melhores do Brasil nos 200m costas e nos 100m borboleta e livre.

Já Marina Buonaroti, 15 anos, que assim como Motta e Silva compete pelo clube da capital, alcançou a quarta colocação nos 200m costas, a quinta nos 100m costas e sexto lugar nos 50m costas em sua categoria. Ela também está na sexta posição nos 200m medley e oitava nos 400m medley. Nas provas de 100 e 200m borboleta, 200, 400 e 800m livre, conseguiu resultados positivos que a colocaram no top 16 do Brasil.

Em sua primeira participação em competições nacionais, Murilo Castro (13 anos), da Escola Pedro Baldo de Natação, não subiu no pódio, mas conquistou bons resultados. Assim, ele é o quarto nadador mais rápido nos 800m livre e está entre os 25 melhores do Brasil nas provas de 400 e 1500m livre e 50m costas.

“Esse ano foi especial, pois são muitos resultados positivos que colocam nossos atletas no topo da natação do Brasil. É a prova de que nosso trabalho, sobre tudo o multidisciplinar, vem dando certo. Além desses resultados, outros atletas também conseguiram boas colocações no ranking estadual”, afirma o técnico Pedro Baldo.

Ao final da temporada, será divulgado o ranking da última década da natação. Para o treinador Newton Conte, segundo as pesquisas feitas pelos Institutos, os nadadores podem figurar nas primeiras colocações, junto com nomes consagrados da natação brasileira.

“Os atletas podem ter, inclusive, tempos melhores do que vários nadadores campeões pan-americanos e que hoje estão pré-classificados para os Jogos Olímpicos do Rio, como o Brandon Pierre, Leonardo de Deus, Henrique Rodrigues e até mesmo César Cielo e Thiago Pereira”, explica.

Os resultados do instituto nesse ano já trouxeram mais dois reforços para a equipe. Em 2016, dois atletas da região de Ribeirão Preto, que foram medalhistas no Campeonato Brasileiro farão parte do time.

“A estrutura criada, os resultados já conquistados e a parceria com o Esporte Clube Pinheiros, junto com a base na Pedro Baldo Escola de Natação, além do trabalho e respeito de toda comunidade aquática com os profissionais que fazem parte do projeto são grandes diferenciais e que prometem levar Ribeirão Preto a elite do esporte no Brasil”, afirma Pedro Baldo.


Foto: Divulgação

Compartilhar: