Nadador ribeirãopretano conquista tetracampeonato mundial aos 42 anos
Nicholas Santos se torna, pela sexta vez, o atleta mais velho a figurar no pódio do Campeonato Mundial

Nadador ribeirãopretano conquista tetracampeonato mundial aos 42 anos

Nicholas Santos bateu o próprio recorde de nadador mais velho a ir ao pódio em Mundiais da modalidade

O nadador ribeirãopretano, de 42 anos de idade, Nicholas Santos conquistou nesta quarta-feira, 14, a medalha de ouro nos 50 metros borboleta do Campeonato Mundial em piscina curta, disputado em Melbourne, na Austrália. O atleta brasileiro terminou a prova no tempo de 21s78, quebrando o recorde do campeonato.

 

A medalha de prata ficou com o nadador suíço Noe Ponti, de 21 anos, e o bronze com o húngaro Sebastian Szabo, de 26 anos. Com a vaga no pódio da prova, Nicholas atualizou pela sexta vez a marca, que conquistou pela primeira vez em 2015, de atleta mais velho a figurar no pódio do Mundial.

 

Ao todo, Nicholas alcançou oito vezes o pódio em Campeonatos Mundiais nos 50m borboleta, sendo, por seis vezes, o mais velho a figurar entre os três primeiros. A primeira vez que bateu essa marca foi em 2015, quando tinha 35 anos, e ganhou a prata no Mundial em piscina longa. Desde então, atualizou esse recorde por mais cinco vezes, em 2017 com a conquista da prata em piscina longa, 2018 foi campeão na piscina curta, 2019 bronze em piscina longa, 2021 ouro em piscina curta e, novamente, a conquista do primeiro lugar em 2022.

 

Nicholas dos Santos é natural de Ribeirão Preto e compete em Mundiais de Esporte Aquáticos desde 2001. O atleta anunciou que a edição de 2022 é a última de sua carreira. Esse Mundial é o 18º disputado pelo nadador, o único na história a competir esse número de vezes nos principais torneios da modalidade.

 


Foto: World Aquatics/divulgação

Compartilhar: