Nadando na frente

Nadando na frente

Projeto Nadando na Frente incentiva a prática do esporte de crianças em situação de vulnerabilidade; iniciativa busca apoiadores

Gerar oportunidade para crianças de baixa renda por meio do esporte. Foi esse o objetivo que fez florescer o Projeto Nadando na Frente, em Ribeirão Preto. Criado em 2005 na piscina do poliesportivo do Comercial FC, a iniciativa contava com aproximadamente 50 crianças que recebiam aulas gratuitas de natação, além dos equipamentos como óculos, touca, sunga, maiô, camiseta, mochila e demais materiais de apoio. “Nós geramos oportunidades para estas crianças, que não tem condições de pagar uma escola ou clube para aprender a nadar, promover o esporte como fator de inclusão social, educação, cidadania, saúde e convivência e incentivar a disseminação de uma cultura esportiva e a formação cidadã de crianças e adolescentes.


Buscamos preencher o tempo ocioso das crianças e jovens, orientar e ensinar a prática da natação respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento da criança, utilizando o esporte como meio de socialização e educação, desenvolvendo habilidades físicas, motoras e técnicas", explica Edmilson Dezordo de Oliveira, coordenador do Projeto Nadando na Frente.
Legalmente, o projeto é uma instituição não governamental que desenvolve ações integradas de fomento à prática esportiva. O público-alvo é formado por crianças em situação de vulnerabilidade social, devidamente identificadas por meio de triagens socioeconômicas. Cadastrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), é uma entidade de utilidade pública municipal reconhecida pela Lei nº 11.420. A entidade possui programas e projeto que mesclam a eficiência dos negócios e as necessidades das crianças no combate na desigualdade e falda de oportunidades. Atualmente o projeto atende 280 crianças, em três polos na cidade e desde o início, em 2005, já atenderam cerca de 8,5 mil crianças. Os polos são: Cava do Bosque, com duas piscinas; Centro de Jornada Ampliada, na Vila Virginia, com uma piscina; e Clube dos Comerciários, com três piscinas. O projeto também está presente nas cidades de Orlândia, Pirassununga, Fortaleza e Maringá.

 

Como apoiar
Entre em contato
Celular e Whatsapp: (16) 981744992 
E-mail: [email protected]
Instagram: @projetonadandonafrente


Para Oliveira, o Projeto tem um papel inclusivo na vida dessas crianças e promove a interação na comunidade. "Além disso, oportuniza a juventude um futuro próspero e longe dos malefícios das drogas, violência, criminalidade e outros problemas sociais do cotidiano brasileiro. O impacto é que através do esporte, as crianças terão oportunidade de estarem socializando-se através de sua prática, estarão fazendo uma descoberta do corpo em movimento, descobrindo o prazer da atividade, disciplina, das brincadeiras, conhecendo direitos, deveres e terão a chance de sair das ruas e serem educadas pelo esporte", destaca o coordenador.


Atualmente, o Nadando na Frente está com uma grande lista de espera nos três polos, com uma média 60 crianças aguardando para participar em cada unidade. "As empresa adotam as crianças com um investimento mensal, as crianças são identificadas com o logo da empresa em seus uniformes e a empresa recebe um relatório das crianças", ressalta Oliveiral. Ao apoiar uma criança, a empresa também recebe um selo social: "Empresa que apoia a criança”. Por meio deste selo a empresa estará divulgando que possui investimentos na área social, demonstrando que está disposta a ser uma empresa-cidadã e comprometida com a sociedade. O investimento duram 12 meses (via boleto).


O projeto tem como padrinho o ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa. O ex-atleta conquistou duas medalhas de bronze em jogos Olímpico, em Atlanta em 1996 e em Sydney, no ano 2000. Além disso, soma sete medalhas de ouro em jogos Pan-Americanos. "É muito importante apoiar o trabalho e os atendimentos realizados pelo Projeto Nadando na Frente, pois o país precisa de programas como este para ampliar as chances e oportunidades destas crianças a fim de que pratiquem esportes", destaca Scherer. 

Compartilhar: