No aniversário do Comercial, colecionador relembra a história do clube por camisas
Entre o acervo do torcedor alvinegro, Dias listou suas quatro favoritas; confira na reportagem do Portal Revide

No aniversário do Comercial, colecionador relembra a história do clube por camisas

André Luis Dias tem 470 uniformes apenas do Leão do Norte

O Comercial Futebol Clube, um dos símbolos mais importantes do futebol de Ribeirão Preto, completa, nesta quarta-feira, 10, 107 anos de história e tradição. O clube é marcado por grande conquistas e por uma torcida apaixonada que o acompanha, independentemente do campeonato que disputar.

Para comemorar essa tradição, o Portal Revide entrou em contato com um colecionar, dono do maior arsenal de camisas do Leão do Norte já criado. O ribeirãopretano André Luis Dias, 38 anos, vive em Serra Azul desde pequeno. Na cidade, ele trabalha como gerente administrativo de uma loja de matérias pra construção, mas possui o hobby de colecionar os uniformes.

“Comecei a colecionar camisas de futebol em 1992, quando eu tinha 12 anos e ganhei do meu pai (Comercialino fanático) minhas primeiras camisas de futebol. Uma camisa do Comercial FC  e uma camisa do São Paulo FC (time do meu avô). Ainda tenho essas duas camisas na coleção”, conta Dias.

Em 1993, o acervo começou a ganhar vida quando o então adolescente ganhou a segunda camisa do Bafo. “O time fazia uma ótima campanha na divisão intermediária e enchendo os torcedores de esperança, inclusive meu pai. O ano foi perfeito e conquistamos o acesso à divisão especial do Paulistão [1ª divisão]. Depois, com a 'canetada' da Federação, perdemos o direito de jogar a elite do futebol Paulista, mas nunca o orgulho de ser 'bafudo'. Foi aí que comecei verdadeiramente a paixão pelas camisas do Leão. Eu comprava camisas anualmente, até que, em meados dos anos 2000, encontrei uma comunidade de colecionadores de camisas de futebol na rede social 'Orkut'. A partir daí, ficou mais fácil conseguir comprar, vender e trocar camisas com colecionadores do Brasil inteiro. Hoje, tenho na coleção 470 camisas do Comercial FC, graças à ajuda de amigos, familiares e ex jogadores”, explica o colecionador.

Por mais que as camisas sejam apenas um passatempo, o homem diz ser torcedor fanático do clube. “Dificilmente perco um jogo em Palma Travassos. Percorro 40 quilômetros de ida e 40 de volta (Serra Azul / Ribeirão Preto) para assistir às partidas. Este ano, mesmo, fui em todos os jogos e domingo [dia 14 de outubro], se Deus quiser, vou ver o 'acesso'. Com todo respeito ao ótimo time do São José, mas, subiremos”, diz.

Atualmente, além das camisas do Leão do Norte, a coleção ultrapassa as 1,2 mil peças. Dias possui uniformes de vários times e seleções de todo o mundo. Alguns estão autografados.

“O vício pelas camisas ficou maior e eu 'abordava' pessoas nas ruas para comprar ou até trocar camisas. Quando vejo alguma pessoa com camisa que não tenho, eu paro e tento convencer a pessoa a me passar (risos). Carrego no carro algumas camisas para essas ocasiões. Sempre chego antes e saio depois, em todos os jogos, tentando achar alguma camisa que não tenho na coleção”, brinca o colecionar.

Com uniformes comercialinos desde meados do século passado, ele se sente orgulhoso de ter a história do time guardada como relíquia. “Fico muito orgulhoso. Cada camisa tem uma história, umas mais e outras menos importantes, mas todas têm. Muitas nos deram alegrias, outras nem tanto. Entretanto, todas possuem espaço no meu coração e na minha coleção!", afirma.

Confira as camisas preferidas do ribeirãopretano, em ordem:

Explicação da foto na sequência da esquerda para a direita abaixo:

1. Camisa usada pelo elenco Comercialino em 1972.
2. Camisa usada no quadrangular final da divisão intermediária de 1993, em que o Comercial foi o vice campeão .
3. Camisa usada e autografada pelo atacante Bombinha, em 2012, no clássico ComeFogo, na série A1 do Paulistão. O Comercial venceu por 2 a 1 no estádio do rival, com os dois gols marcados pelo atacante. Detalhe que esse modelo de camisa só foi usado nessa partida.
4. A quarta camisa é um modelo 2018, autografada pelo elenco atual, que pode entrar na história já no próximo domingo. Se conseguir o acesso na semana de aniversário do Clube, essa camisa ficará guardada como um troféu na casa de Dias.

 

 

 

 

 


Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Compartilhar: