Retrospectiva 2019: veja quais foram os fatos que marcaram o esporte em Ribeirão Preto
Tem futebol, vôlei, ciclismo, natação e muito mais

Retrospectiva 2019: veja quais foram os fatos que marcaram o esporte em Ribeirão Preto

Confira os acontecimentos mais marcantes de diversas modalidades esportivas no município

Não faltou emoção no esporte de Ribeirão Preto no ano de 2019. Com altos e baixos, os atletas trouxeram momentos únicos para a torcida ribeirãopretana. Confira alguns dos momentos mais marcantes:

Vôlei Ribeirão

Com a classificação para a Super Liga A, o Vôlei Ribeirão viu a necessidade de montar um grupo cada vez mais competitivo. Com isso, trouxe o bicampeão olímpico, Serginho, para o time. O anúncio foi feito no dia 13 de setembro. O time de Ribeirão Preto encerra o ano na nona colocação da temporada 2020/2021 da Super Liga. Foram quatro vitórias e seis derrotas até agora.

Botafogo

O ano começou complicado para o Botafogo de Ribeirão Preto. Após uma boa campanha em 2018, que rendeu a classificação para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Pantera não conseguiu impor o mesmo ritmo no Campeonato Paulista.

Por pouco, o time de Ribeirão Preto não foi rebaixado. O time decidiu a estadia na Série A, na última rodada, com um improvável 4 a 0 no Santos de Jorge Sampaoli.

Já na Série B do Campeonato Brasileiro, o cenário parecia ser outro. Com um começo positivo, o Tricolor foi para a parada da Copa América, em junho, ocupando a segunda posição e com chances reais de classificação para a Série A.

Porém, o time não conseguiu impor o mesmo ritmo no restante da competição e fechou a temporada na nona colocação.

Fora de campo, o Botafogo também teve um ano de altos e baixos. Ao longo das competições que disputou em 2019, a equipe passou pelo comando de três técnicos. Começou com Léo Condé, depois assumiu Roberto Cavalo e terminou o campeonato sob o comando de Hemerson Maria. Após o fim do Brasileirão, a diretoria anunciou Wagner Lopes como o novo treinador da equipe.

Além das trocas, a diretoria também foi alvo de protestos por parte da torcida, que exigiam melhores resultados e maior transparência nos contratos firmados para a criação da Botafogo S.A.

Comercial

No Campeonato Paulista da Série A3, o Comercial fez uma primeira fase equilibrada, terminando na sexta colocação e garantindo vaga na segunda fase do torneio. Porém, foi derrotado pelo Desportivo Brasil, em abril, e deu adeus à competição e à chance de acesso para a Série A2.

Já na Copa Paulista, o Leão do Norte manteve um bom desempenho nas duas fases iniciais. Terminou a primeira fase em segundo do grupo, e na segunda fase o time ficou na primeira colocação.

Porém, na terceira fase da competição, uma antes das semifinais, a equipe não conseguiu se classificar. Ficando em terceiro lugar, em um grupo onde apenas os dois primeiros se classificavam.

O time do estádio Palma Travassos também trocou de técnico ao longo do ano. Saiu Ito Roque e entrou Roberval Davino.

Apesar do desempenho nos gramados, a equipe de futsal do Leão teve uma campanha vitoriosa. O time de futsal do Comercial foi campeão da Copa Paulista. Nos pênaltis, os ribeirãopretanos venceram o duelo contra o Real Madruga, de Araçatuba.

Ciclismo

A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto sagrou-se pentacampeã do ranking nacional na categoria estrada da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Com mais de 1,8 mil pontos, o time ribeirãopretano levou vantagem sobre Topazza Team, de Macapá-AP, que ficou com a segunda colocação, com 1,3 mil pontos. Taubaté finalizou o “pódio", com 1,1 mil pontos.

Comandada pelo técnico Marcelo Donnabella, a equipe de Ribeirão Preto fechou mais um ano com conquista nacional, assim como fez em 2012, 2013, 2017 e 2018.

Ginástica

O ginasta ribeirãopretano Francisco Barreto Junior foi eleito o melhor atleta do Pan-americano de 2019. A competição foi disputada em julho, em Lima, no Peru.

O atleta conquistou três medalhas na 7ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que foi disputado em Wuhan, na China. Barreto faturou dois bronzes e uma prata.

Copa do Mundo de Futsal Down

Ribeirão Preto recebeu a segunda edição da Copa do Mundo de Futsal Down entre maio e junho.

De acordo com a assessoria de imprensa do evento, no total, a cerimônia de abertura recebeu 2,5 mil pessoas, a de encerramento 3,5 mil, enquanto os demais jogos reuniram cerca de 4 mil torcedores.

As sete delegações (Argentina, Brasil, Chile, Itália, México, Peru e Portugal) reuniram 75 atletas e 42 profissionais da comissão técnica. Com repercussão mundial, o Brasil foi o campeão em casa.

Tênis

O tenista ribeirãopretano Gustavo Heide se classificou para a chave juvenil do torneio Roland Garros, a mais importante competição do tênis mundial. Apesar de ter sido eliminado, o tenista classificou a experiência como positiva.

Natural de São Paulo, o Heide chegou a Ribeirão Preto com um ano de vida e reside na cidade desde então. O tênis entrou na vida do garoto aos quatro anos e nunca mais saiu.

Paraciclismo

A paraciclista Mariana Garcia da Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto faturou, em outubro, o título do Campeonato Paulista de Paraciclismo na categoria H3. Com o primeiro lugar conquistado na etapa disputada Guaratinguetá (SP), ela ficou com o título.

Squash

A atleta ribeirãopretana Juliana Pereira foi campeã do Campeonato Sul-americano de Squash pela Seleção Brasileira. A competição, realizada entre os dias 31 de março e 6 de abril, ocorreu em Brasília (DF), e garantiu ao Brasil o segundo lugar no quadro geral de medalhas.

Natação

O nadador Nicholas Santos conquistou medalha de bronze no Campeonato Mundial de Natação realizado em Gwangju, na Coreia do Sul. A conquista foi na categoria 50 metros borboleta.


Fotos: Arquivo Revide / Divulgação

Compartilhar: