Ribeirãopretano de 13 anos conquista o título nacional de judô
Cleitinho (segundo da esquerda para a direita) sobe ao pódio para celebrar sua conquista

Ribeirãopretano de 13 anos conquista o título nacional de judô

José “Cleitinho” Alves superou adversidades na vida e se tornou uma grande promessa do esporte no Brasil

Uma jovem promessa vem surgindo em um dos esportes que mais trouxe medalhas para o Brasil nas Olimpíadas. Grande talento do judô, José Cleiton Alves tem apenas 13 anos e já conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-15, disputado no mês de outubro na cidade de Fortaleza. O torneio reuniu 200 atletas de todo o país em 16 categorias diferentes.

Conhecido como Cleitinho, o garoto derrotou todos os seus adversários e conquistou a medalha de ouro da competição. Cléber do Carmo, seu treinador, conhece o menino desde os seus cinco anos de idade. “É prazeroso ver o quanto Cleitinho evoluiu ano após ano. Essa conquista só foi possível devido a sua força de vontade, dedicação e foco nos treinamentos e na disciplina do judô”, comenta o treinador.

Com o apoio incondicional de sua mãe adotiva, Lucimara Nefer, ele alimenta grandes ambições e mostra muita dedicação desde cedo. “Conheci o Cleitinho em uma ONG quando ele tinha apenas cinco anos e consegui a guarda dele. Mas, ele ainda mantém contato com sua mãe biológica”, conta a mãe adotiva.

Assistente social e professora do Senac, ela conta que ele chegou de Fortaleza em uma segunda à noite e já queria ir direto para o treino. A mãe brinca que acha um exagero e que o menino só pensa nisso, mas, incentiva o filho adotivo a manter a disciplina e a dedicação, acompanhando sua alimentação diariamente.

Quando quis aprender o esporte, Cleitinho não tinha nem um kimono, vestimenta requerida para praticar judô. Desde cedo, ele coloca o esporte como prioridade. Lucimara, que realiza palestras de motivação, diz que faz o mesmo dentro de casa. “Ele tem um banner no quarto com todas as suas metas e sonhos para a carreira. Uma delas, inclusive, acabou de ser conquistada, que foi o campeonato brasileiro”, fala a mãe adotiva.

Agora, a sua meta principal é realizar um intercâmbio no Japão para aprimorar os conhecimentos no esporte. “O judô faz parte da minha vida e me proporcionou bons momentos, como viajar de avião pela primeira vez. Sou muito grato ao sensei e à minha mãe”, celebra Cleitinho.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: