
Rúgbi de Ribeirão Preto celebra 30 anos em 2023 e anuncia novidades
Time retoma o nome original e inicia preparativos para estrear no Campeonato Paulista da modalidade
O Raça Rugby Ribeirão comemora 30 anos de existência com novidades. O time retoma o nome original, Ribeirão Preto Rugby Clube, e já tem participação confirmada no Campeonato Paulista Masculino de Rugby XV, principal competição da modalidade no Brasil. A estreia do time será no dia 1º de abril, em Barueri, contra o União Rugby Alphaville.
Ao todo, são 30 atletas que treinam sob o comando do diretor técnico Daniel Tiezzi, que acumula passagens pelo Schuylkill River Rugby dos Estados Unidos e Renegades Rugby da Inglaterra. O número de jogadores, no entanto, deve ser ampliado, já que um dos projetos da nova diretoria é a formação de novos atletas de categorias de base com raízes em Ribeirão Preto.
O time está aberto para novos atletas que possuam ou não experiência no esporte para compor o elenco e fazer parte do clube. “O rúgbi é um esporte democrático que preza pela integridade, solidariedade, disciplina e respeito. Estamos sempre em busca de companheiros que entendam esses valores”, explica Tiezzi.
Marcos Wieske, atual presidente do clube, ressalta a importância das categorias de base na criação de laços entre o rúgbi e a cidade.“O projeto inclui levar o rúgbi para escolas públicas e particulares, o que reforça o espírito democrático do esporte. A Região Metropolitana de Ribeirão Preto tem população equivalente à de Montevidéu, onde existem mais de 40 clubes. Nosso potencial é enorme”, afirma Weiske.
O projeto de formação de novos aletas do Raça Rugby acontecerá no Conjunto Esportivo Manoel Freitas Câmara em parceria com a Associação Dos Moradores e Amigos do Jardim Independência (Amai) e a Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h, no conjunto esportivo que fica na rua Primo Furquim, 180, Jardim Independência.
Foto: Divulgação