São Paulo é o estado campeão dos Jogos da Juventude Ribeirão 2023
A realização dos Jogos da Juventude mobilizou diversos setores da economia de Ribeirão Preto

São Paulo é o estado campeão dos Jogos da Juventude Ribeirão 2023

Maior evento esportivo do país para jovens atletas foi realizado em Ribeirão Preto e terminou no último dia 16

Nas últimas duas semanas, Ribeirão Preto foi a cidade sede dos Jogos da Juventude, se tornando a capital nacional do esporte. O evento esportivo, que aconteceu de 01 a 15 de setembro, foi uma realização do Comitê Olímpico do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, através da Secretaria de Esportes.

 

Com a participação de mais de quatro mil atletas de todo o país disputando 18 modalidades olímpicas espalhadas em 17 locais de provas, durante os 15 dias de competições, o evento fomentou a economia local. Foram gerados aproximadamente 1.200 empregos diretos e indiretos. Para servir as mais de 60 mil refeições no Centro de Convivência dos atletas, foram compradas 36 toneladas de alimentos. Além dos alimentos consumidos, os Jogos arrecadaram 1,7 toneladas de alimentos doados pelas delegações para o pagamento de “multas solidárias”. Todos esses mantimentos doados foram encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto.

 

O setor hoteleiro, um dos mais movimentados pelos Jogos, registrou 32 mil diárias de hotéis para hospedar os atletas e comissões técnicas durante o evento. O movimento no aeroporto Leite Lopes também foi intenso, registrando 9.242 chegadas e partidas.

 

“O legado dos Jogos da Juventude jamais será esquecido. Além de fomentar a economia local, os valores olímpicos foram aplicados integralmente na vida de cada participante e a partir de agora esses jovens farão a diferença na vida de muitas outras pessoas através do poder do esporte.”, destacou o Secretário de Esportes, Ricardo Aguiar.

 

Com 45 medalhas de ouro, 36 de prata e 26 de bronze, o estado de São Paulo foi o grande campeão dos Jogos da Juventude Ribeirão 2023, seguido pelo estado do Rio de Janeiro e Santa Catarina. O evento encerrou com a passagem da bandeira para a próxima cidade sede, que será Blumenau.


Divulgação

Compartilhar: