Site resgata memória de um dos maiores nadadores do País

Site resgata memória de um dos maiores nadadores do País

Abilio Couto foi a primeira pessoa a bater o recorde de tempo do Canal da Mancha duas vezes

O fim dos anos 1950 foram momentos de ouro para o esporte brasileiro. Além da conquista do primeiro título mundial de futebol, em 1958, na Suécia, a seleção brasileira de basquete venceu o mundial da modalidade, no ano seguinte, em torneio disputado no Chile. A tenista Maria Esther Bueno venceu dois dos principais torneios do circuito mundial, US Open e Wimbledon, e o nadador ribeirãopretano Abilio Couto bateu o então recorde mundial da travessia dos 33 quilômetros do Canal da Mancha, entre a França e a Grã-Bretanha, que completam exatos 56 anos nesta sexta-feira, 11.

Também em 1959, Abilio voltou a atravessar o canal pela terceira vez – já que também havia feito o trajeto no ano anterior, mas sem recorde – e bateu, novamente, a melhor marca de tempo. A primeira pessoa a conseguir o feito. Mesmo assim, o nadador, que também era advogado, negou um prêmio de 5 mil libras oferecido pela Long Distance Swimming Federation, hoje integrante da Federação Internacional de Natação (FINA), organizadora da travessia.

O valor poderia ajudá-lo, porque ele tinha vendido vários pertences, como móveis e o carro, para ir para Europa realizar os feitos. Mas, Abilio não ficou de mãos vazias, tanto que a prefeitura de Roma concedeu o título de barão a ele, por ter “conservado as virtudes de seus antepassados”.

“Ele assombrou o mundo, mas negou toda proposta de dinheiro, porque não nadava por isso, nadava por amor ao esporte”, aponta o administrador Daniel Couto, neto de Abílio, que cuida do site que conta toda trajetória do ribeirãopretano por meio de fotos e recortes de jornal da época. O portal entrou no ar nesta sexta-feira.

Confira aqui
O site nasceu por acaso, porque quando o avô de Daniel morreu, em 1998, aos 73 anos, ele havia deixado muitos documentos a respeito das travessias a nado que realizava, como os relatórios de desempenho debaixo d’água.

“Era um verdadeiro baú. Até hoje eu vou descobrindo coisas novas. Por exemplo, o fato de ele ter sido a primeira pessoa a ter nadado os dois sentidos do Canal da Mancha foi há poucos meses”, revela o empresário. “Descobrimos travessias realizadas em outros lugares, e enviamos, em 2002, o material para a FINA, que incluiu meu avô no Hall da Fama dos nadadores”, completa.

Além do trajeto entre França e Grã-Bretanha, Abilio também atravessou a nado o estreito do Gibraltar, que separa a Europa da África, em 1965, um percurso de 14 quilômetros, isso aos 40 anos de idade, e tornou-se o homem mais velho a realizar a façanha.

“Ele é muito mais famoso fora do País do que aqui. Mas aos poucos vamos mudando isso”, comenta Daniel, que fez questão de colocar em inglês e português todas as reportagens e textos presentes na página.

Revide Online
Leonardo Santos
Fotos: Arquivo Pessoal

Compartilhar: