Startup de Ribeirão Preto é premiada em competição esportiva de empresas no Brasil
A empresa utiliza de técnicas de neurociência e realidade virtual para o desenvolvimento de capacidades cognitivas do atleta

Startup de Ribeirão Preto é premiada em competição esportiva de empresas no Brasil

A Sensorial Sports conquistou o primeiro lugar na StartCup realizada pela Conferência Nacional de Futebol

A startup Sensorial Sports, de Ribeirão Preto, ligada ao Supera Parque, conquistou o primeiro lugar na StartCup, competição de Startups para o Esporte na Conafut (Conferência Nacional de Futebol). A empresa utiliza de técnicas de neurociência e realidade virtual para o desenvolvimento de capacidades cognitivas do atleta. Pelo sistema desenvolvido, por meio de uma Avaliação de Performance Cognitiva, verifica-se a qualidade de reação, tomada de decisão, visão periférica, controle de impulsividade e a atenção do atleta.

Segundo os responsáveis, com este mapeamento, é possível monitorar as condições dos jogadores e como estas capacidades podem ser estimuladas para o desempenho do jogador. Além de ter o trabalho reconhecido como referência no Brasil com o prêmio, a Sensorial ganhou um ano de associação ao GSIC (Global Sports Innovation Center), principal entidade da área de inovação em esporte do mundo. Dentre os critérios analisados para a escolha do prêmio estavam a qualidade da inovação, potencial de trazer benefícios ao esporte a capacidade da equipe.

De acordo com Milton Ávila, diretor-executivo da Sensorial Sports, a premiação é um reconhecimento ao trabalho realizado.  “Reflete a qualidade do que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos, trazendo o conhecimento científico e a inovação tecnológica para os campos e para as quadras”, conta.

O empreendedor conta que os primeiros testes para desenvolvimento do produto foram feitos com o time Sub-17 do Palmeiras, em São Paulo: a empresa dividiu os jogadores em três grupos, aplicando cinco medidas de capacidades cognitivas fora de campo. “Os atletas que fizeram parte do grupo experimental participaram de duas sessões semanais de 35 minutos, durante cinco semanas. Eles utilizaram óculos de realidade virtual e foram expostos a estímulos que demandavam rápida reação, tomada de decisão eficiente, utilização de visão periférica, e capacidade de perceber os movimentos de uma cena dinâmica, elementos chaves para uma bom desempenho no futebol”.

Os atletas submetidos ao processo apresentaram um aumento geral de performance cognitiva (7%) bastante influenciado pelo aumento da atenção (14%). Além disso, o grupo treinado teve um aumento de 20% na efetividade das ações ofensivas dentro de campo quando comparado aos demais, demonstrando a transferência para a prática esportiva.

 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: