Torneio de futebol americano quer provar que modalidade é acessível a todos
Região terá torneio que mostra que futebol americano é acessível param todos

Torneio de futebol americano quer provar que modalidade é acessível a todos

Competição de Flag Football de Brodowski terá quatro equipes disputando o torneio 8x8 sub 18 em dezembro

O futebol americano é um esporte acessível, que pode ser praticado por qualquer pessoa, qualquer classe social e de qualquer faixa etária, essa é a opinião do presidente do Ribeirão Preto Alligators, Jhon Tormena. Para provar a tese, a equipe que ele preside disputa no próximo dia 10 de dezembro o Torneio de Flag Football 8x8 sub18.

Quatro times participarão do torneio. Além do Alligators, participam o Batatais Ghosts Flag Football, Cronos Football e Monte Alto Dinos FA. A competição será no Centro Esportivo do Trabalhador de Brodowski, e conta com entrada gratuita.

O Flag football é uma versão do futebol americano, com regras básicas similares ao tradicional, porém com menos contato físico.  Na modalidade, o jogador com a bola não é derrubado ao chão. O defensor deve retirar uma fita, a flag, para parar um down, que é a descida, a tentativa de avanço de um time durante seu ataque. Os jogadores usam um cinto onde as duas flags estão presas por um velcro.

O jogo é disputado com oito jogadores em cada time e os pontos só são marcados por touchdown, quando o jogador cruza a linha final do campo. Cada touchdown vale seis pontos. O tempo de jogo é de 40 minutos divididos em dois tempos de 20 minutos cada.

Tormena comenta que práticas do tipo ajudam a divulgar o esporte, já simplificam ele, mostrando que não precisa ter muitas pessoas para jogar, além de ter menos contato físico, já que o objetivo principal é a agilidade, e também é mais barato, já que a pessoa para jogar só precisa da chuteira e da fita.

“Isso mostra que o esporte não é elitizado e que você não precisa jogar futebol americano com todos os equipamentos para dizer que pratica este esporte. Essa é uma possibilidade mais acessível para todos”, aponta Tormena, que diz que os jogadores estão preparados em busca do quarto título em um ano. “É uma meninada que vem quente para mais um desafio e a gente fica muito feliz por isso”, afirma o presidente.


Foto: Paulo Pinto | Fotos Públicas

Compartilhar: