Wes Matthews: o campeão da NBA que encerrou a carreira em Ribeirão Preto
Wes Matthews é o primeiro da fila, vestindo a camisa nº 1 do Lakers, em 1987

Wes Matthews: o campeão da NBA que encerrou a carreira em Ribeirão Preto

Atleta que atuou com Kareem Abdul-Jabbar e Magic Johnson foi pivô de confusão em 1ª final nacional disputada pelo município no basquete

Há 20 anos, um campeão da NBA, maior liga de basquete do mundo, causava confusão vestindo as cores da equipe de Ribeirão Preto. Quem não lembra, pode não acreditar, mas Wes Matthews, que já foi companheiro de equipe de Kareem Abdul-Jabbar e Magic Johnson, já jogou basquete no município.

O ex-atleta sempre foi muito polêmico, tanto que em 1987, quando já defendia o Los Angeles Lakers, Matthews se envolveu em uma briga em partida contra o Seattle Sonics. Na ocasião, ele praticamente foi esganado pelo adversário Xavier McDaniel, que era um dos destaques do Sonics e que, também, colecionou confusões durante a carreira, inclusive, com Michael Jordan.

Já Wesley Mattehws, filho de Wes, que também é jogador da NBA, no qual defende, atualmente, o Dallas Mavericks, costuma contar que tem uma relação difícil com o pai. Ele conta que foi criado sozinho pela mãe, apesar de carregar o nome do ex-jogador, campeão da NBA em 1987 e 1988. Em reportagem da própria NBA, de 2009, ano que estreou na liga, o atleta comentou que tudo que sabe sobre basquete aprendeu com a mãe. “Fui criado pela minha mãe. Ela também era uma atleta”, afirmou.

Apesar disso, Wes Matthews teve um bom currículo na liga, além do Los Angeles Lakers, defendeu San Antonio Spurs, Chicago Bulls, Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers e Washington Bullets (atual Wizards).

Ele chegou para defender a equipe Polti-COC/Ribeirão Preto em 1998, ano em que o time ribeirãopretano chegou à final do Campeonato Nacional Masculino de Basquete pela primeira vez. Na decisão, enfrentou a equipe de Franca e, em melhor de cinco partidas, o time de Ribeirão Preto chegou a abrir 2 a 0 no confronto.

Na partida número três, realizada no dia 15 de maio de 1998, em que a equipe de Ribeirão Preto poderia conquistar o nacional, uma falta técnica de Matthews sobre Helinho, atual técnico do Franca Basquete, marcou o início da reação do adversário, que venceu aquela partida, obrigando a realização de um novo encontro, que o Franca também venceu, levando a decisão para o quinto jogo.

A partida decisiva aconteceu no dia 20 de maio de 1998, em Araras, pois Ribeirão Preto não contava com um ginásio que pudesse receber ao menos 6 mil pessoas, capacidade necessária para abrigar a decisão de um campeonato nacional.

O Franca venceu o jogo por 83 a 73, faturando o título. Porém, o que marcou aquela decisão foi a confusão causada por Matthews, um atleta já experiente, com 38 anos de idade. Quando faltava apenas 19 segundos para o fim do jogo, com o resultado já definido, Wes Matthews se desentendeu com José Vargas, jogador dominicano que defendia o Franca. Ele teria dado um soco pelas costas do adversário, segundo Fabio Sormani, atual comentarista da Fox Sports.

Relato da Folha de S.Paulo da época, aponta que os dois se agrediram, iniciando o tumulto, fazendo com que outros jogadores, e até a torcida, entrasse na confusão, que demorou 15 minutos para ser contida.

 “Nossa equipe é merecedora. Tivemos grande poder de superação. E o Wes é louco”, afirmou Demétrius, atleta de Franca, na ocasião. “Nunca vi isso na minha vida. Esse pessoal não tem nenhuma classe”, disse Christopher Knight, jogador, também norte-americano, então do Franca.

A confusão foi o ponto final de Wes Matthews em Ribeirão Preto e, também, seu último capítulo na carreira. Ele foi dispensado da equipe. Em razão da briga, nunca mais quis tocar no assunto e se aposentou das quadras.

Abaixo, os melhores lances da carreira do atleta na NBA:

 


Foto: reprodução -LA Times

Compartilhar: