Abrasileirado, Restaurant Week começa nesta segunda, 11

Abrasileirado, Restaurant Week começa nesta segunda, 11

Com o tema ‘Clássicos com Toques Brasileiros’, os estabelecimentos participantes desenvolveram menus com ingredientes tipicamente brasileiros

Com o tema Clássicos com Toques Brasileiros, a 4ª edição do Ribeirão Preto Restaurant Week começa nessa segunda-feira, 11, e terá pratos elaborados com ingredientes locais. “Com o tema desta edição esperamos valorizar os insumos brasileiros. Isso, de certa forma, veio pensado com a crise. Sabemos que quando os pratos clássicos são reinventados com ingredientes brasileiros, muitas vezes da própria região, você tem um custo mais acessível”, destaca Fernando Reis, da MICA, organizadora da Restaurant Week no Brasil.

A organização  estima que a edição ribeirãopretana do festival, que conta com a participação de 16 estabelecimentos neste ano, comerciará cerca de 13 mil menus, o que geraria um faturamento de R$ 1 milhão. “Esperamos também conquistar oito mil reais de doações que serão destinados a uma entidade beneficente da cidade”, diz Fernando Reis.

Em Brasília, onde festival aconteceu entre fevereiro e março, reuniu 64 estabelecimentos, Fernando Reis conta que notou o crescimento após o período de queda em 2015. “Teve restaurante que chegou a vender 5,5 mil cardápios durante os 21 dias do evento. Foi impressionante”, destaca.

Movimento

Fernando Reis explica que no primeiro semestre de 2015, em comparação ao início deste ano, o movimento de restaurantes foi interessante, sobretudo na parte comercial, envolvendo patrocinadores, houve queda. “No segundo semestre, porém, a queda do movimento de restaurantes foi em média de 20%. Em compensação, nosso resultado comercial – com a venda para patrocinadores – foi bem expressiva”, revela.

A análise do realizador do Restaurant Week é de as grandes empresas, que são os patrocinadores, identificaram a crise no final de 2014 e início de 2015, por isso houve a redução na movimentação com patrocínios.

“Passado o choque o movimento voltou a crescer em comparação a 2015, nada em comparação a 2014. O Restaurant Week é um evento muito produtivo para a crise porque ele tem o objetivo de democratizar a boa gastronomia com cunho social e ele estimula este movimento e contribui para a melhora do momento”, conclui.

Gastronomia para crianças

Outra novidade para a edição 2016 está Menus kids, destinado a crianças com idade entre 6 e 11 anos. O menu incluirá prato principal e sobremesa no valor de R$ 24,90. A novidade será oferecida apenas no restaurante Compotta Comida Casual, que participa do festival no jantar.   

Todos os restaurantes e menus estão disponíveis no site do festival, onde o público já pode fazer sua reserva.

Foto: Ibraim Leão e Pedro Gomes

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