Confira dicas de receitas leves para começar o ano

Confira dicas de receitas leves para começar o ano

Além das dicas para manter uma alimentação equilibrada, o Portal Revide separou um cardápio com lanches de verão para deixar a dieta ainda mais rica

As festas de fim de ano são repletas de alimentos saborosos, que são consumidos especialmente nessas datas. Mas, depois de exagerar nas comidas, é a hora de voltar à rotina e buscar receitas leves para minimizar os efeitos sofridos durante as festas.

Para manter uma alimentação saudável, após as confraternizações, a nutricionistas Milene Ferronato dá dicas de receitas leves para começar o ano.

Segundo a nutricionista, no dia seguinte dos eventos de finais de ano, o recomendado para minimizar a ressaca é fazer a primeira refeição com um suco verde, pois ele pode dar energia para funcionar melhor o organismo.

“Bata em um liquidificador 150 ml de água com gelo, uma castanha do Pará, um pedaço pequeno de gengibre fresco, uma folha de couve, uma maçã pequena e 150 ml de suco de laranja. O certo é beber sem coar”, recomenda.

Beber bastante água, chá de hibisco, chá de casca de abacaxi com gengibre também é uma boa alternativa para evitar a sensação desagradável da retenção de líquido, provocado pelo aumento na ingestão de alimentos salgados e doces.

Outra dica é não cortar o grupo de alimentos para fazer a compensação do dia seguinte. Aquelas receitas que são feitas nas festas natalinas, como uma torta, um bolo ou um doce preparado para a ocasião especial pode ser consumido, desde que seja com moderação.

“A minha dica para este período é simples, não se prive desses prazeres. Estar em um projeto de emagrecimento ou de formação de novos padrões alimentares não pode te privar desses tipos de preparações. É só não exagerar", conclui.

Receitas de lanches para o verão

Com a ajuda de outra profissional da área, o Portal Revide separou receitas de lanches para o verão, sob a orientação da nutricionista Vanesca Contin Garcia. Confira:

Sanduíche de queijo, com cenoura e rúcula
Duas fatias de pão de forma light, uma colher de chá de maionese light, ½ cenoura pequena ralada, folhas de rúcula à vontade e uma fatia média de queijo branco.

Beirute com salada salim
Um pão sírio médio, 50g de peito de peru fatiado, uma fatia média de queijo branco, uma colher de chá de maionese light, um tomate picado, alface à vontade, salsa picada e orégano.

Beirute de atum
Um pão sírio médio, ½ lata de atum light ou em água, uma pitada de orégano, uma colher de sobremesa de cebola picada, uma colher de sobremesa de salsinha picada, uma colher de chá de maionese light, um tomate picado em cubinhos e alface à vontade. Misture o atum, maionese, orégano, cebola, tomate e a salsa, para obter a pasta para rechear.

Vanesca explica que este tipo de sanduiche pode ter a troca de pães citados por wraps ou tapiocas, com quatro colheres de sopa. “Caso a pessoa prefira, os pães podem ser substituídos pelos integrais”, destaca.

E outra dica é que a maionese light pode ser substituída por cream cheese, creme de ricota ou cottage.

Foto: Arquivo Revide

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: