Confira um roteiro vegetariano em Ribeirão Preto

Confira um roteiro vegetariano em Ribeirão Preto

Movimento pelo bem estar animal conquista adeptos a cada dia; conheça locais que, embora não sejam exclusivamente vegetarianos, oferecem opções sem carne

A filosofia do consumo de produtos isentos de carne ganha mais adeptos a cada dia. Tanto que diversos estabelecimentos em Ribeirão Preto já oferecem cardápios com opções para os vegetarianos, que podem ou não consumir alimentos de origem animal – como leite, ovos e seus derivados. Leia mais sobre os tipos de vegetarianismo no final do texto.

Leia também: Tecnologia incentiva práticas vegetarianas

Saiba onde encontrar alternativas vegetarianas em Ribeirão Preto.

Mirai Japanese Cuisine

Apesar do carro chefe do estabelecimento ser os pratos como sushis e sashimis com peixe, a casa oferece o Combinado Vegan com opções de legumes, cogumelos e frutas. 

Outra opção é o Futomaki, feito com enrolado de omelete, bardana e pepino.

Conheça o espaço

Casa55

Idealizada por dois chefs de cozinha e um engenheiro agrônomo, a Casa55 foi inaugurada em janeiro e dentre as opções do espaço está a pot pie vegana de cogumelos shitake e shimeji frescos e mix verde.

Conheça o espaço

Sherlock & Dog

A franquia de cachorros quentes oferece 11 opções de lanches que podem ser montados com salsicha vegetariana. As opções, no entanto, não são indicados aos vegetarianos estritos, aqueles que excluem da dieta qualquer alimento de origem animal ou que contenha ingredientes dessa origem, porque a salsicha vegetariana leva ovo em sua receita.

Conheça o espaço

Broto Burger

Também com opção vegetariana no cardápio, o Broto Burger oferece um sanduba com uma receita exclusivo do estabelecimento de hambúrguer de legumes de 150 g. O lanche leva ainda Catupiry Original, ovo, tomates frescos, alface crocante e queijo prato derretido. Há ainda a opção de adicionar cebola caramelizada. Saiba mais

Boragó

Com cinco opções de sanduíches vegetarianos – Andiroba, Araribá, Cabreúva, Carvalho e Cedro –, a franquia de comida natural Boragó tem no menu versões de lanches quentes e frios.

A indicação da reportagem fica por conta do sanduba Carvalho, que leva maionese de manjericão, berinjela empanada em grãos, tomate assado com alecrim e mel, queijo gorgonzola e broto de alfafa. Saiba mais

Super 8 Burger

Como o próprio nome sugere, o Super 8 Burger é uma hamburgueria artesanal com temática inspirada no universo cinematográfico.

Os vegetarianos têm a opção do lanche “Os sem florestas”, uma montagem de pão integral que leva hambúrguer de grão de bico e mandioquinha salsa, com rúcula, coalhada seca e chips de beterraba.

Acompanhe as produções aqui

Curiosidade

A definição de vegetarianismo, segundo consta no site da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), entidade criada em 2003, é a opção alimentar que exclui todos os tipos de carnes. Sendo que a definição pode ser dividida da seguinte forma:

Ovo-lacto-vegetarianismo: Exclui qualquer tipo de carne, mas inclui ovos e laticínios.

Lacto-vegetarianismo: Exclui qualquer tipo de carne e ovos, mas inclui laticínios.

Ovo-vegetarianismo: Exclui qualquer tipo de carne e laticínios, mas inclui ovos.

Vegetarianismo estrito: Exclui qualquer alimento de origem animal ou que contenha ingredientes dessa origem.

Crudivorismo: Inclui apenas vegetais crus: frutas, legumes, verduras, cereais, raízes e etc.

Frugivorismo: Inclui apenas vegetais crus, mas estes são basicamente frutas e alguns outros vegetais que se encaixam dentro do conceito botânico de fruto, como tomate e pepino. Além disso, pode incluir algumas sementes, como castanhas e nozes, e algumas folhas, como alface e rúcula.

A filosofia do veganismo consiste no não consumo de qualquer produto que gere exploração e/ou sofrimento animal. Os veganos adotam o vegetarianismo estrito no âmbito da alimentação. Por isso, costuma-se também chamar de “vegano” aquele que não consome nenhum alimento de origem animal (carnes, ovos, laticínios, etc.).

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: