Conheça 10 pratos que serão destaque no 11º Festitália
Conheça 10 pratos que serão destaque no 11º Festitália

Conheça 10 pratos que serão destaque no 11º Festitália

Portal Revide destaca as principais opções gastronômicas do evento que será realizado entre dias 5 e 7 de agosto; Há doces, salgados e drinks

Para muitas pessoas, a Itália é sinônimo de culinária tradicional, com calzones, pizzas, lasanhas e outras delícias. O país conta com uma farta gastronomia que conquistou o mundo inteiro e os amantes vão poder desfrutar dos melhores pratos elaborados no país europeu de 5 a 7 de agosto, no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto (SP), durante o 11º Festitália (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto). Com entrada gratuita, o evento é promovido pela Società Dante Alighieri e integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Não são apenas os pratos salgados, que serão os destaques da festa. Os doces são de dar água na boca, como a Panna Cotta con Fragole, elaborada com nata cozida, açúcar, gelatina, especiarias e morangos. Para acompanhar as massas, uma boa pedida serão os drinks que levam prosecco e frutas produzidas no verão italiano. As estrelas são o Bellini, com pêssego, originalmente feito nas décadas de 1930 e 1940, em Veneza, e o Rossini, um clássico desenvolvido à base de polpa de morango.

Para você se programar para o Festival, o Portal Revide selecionou 10 pratos que marcarão presença no evento. Confira a lista e programe-se:

1.Gnocchi: 
Também conhecido como nhoque ou inhoque, é uma das massas mais famosas, preparada à base de batata, farinha de trigo ou mandioca, que pode ser servida ao molho sugo, bolonhesa e branco.

2. Pizza:
Típico italiano, o disco de massa terá diversos recheios e sabores no evento. Uma boa pedida para saborear com a família.

3. Calzone:
Disco de pizza com tamanho da pizza normal, dobrada ao meio, como um pastel assado, redondo, dobrado ao meio formando uma meia-lua. O recheio é variado.

4. Spaghetti: 
Quem não conhece o tradicional macarrão italiano, coberto de molho? Presente nos almoços de família, o prato também marca presença no Festitália.

5. Cappelletti:
O cappelletti surgiu ainda no século XVIII, para se diferenciar do ravióli. Com o passar dos anos, passou a receber diversos recheios, como carne e ricota. Será uma das opções no Festitália.

6. Rondelli:
Feito com massa de macarrão, em formato de rocambole, com diversos recheios. Os mais comuns são queijo e presunto e queijo.

7. Cannelloni:
Formato de macarrão cilíndrico, tipicamente italiano. Pode ser recheado de queijo ricota e vegetais como o espinafre, além da carne moída. Depois é coberto por molho e gratinado.

8. Panna Cotta con Fragole (doce):
Elaborada com nata cozida, açúcar, gelatina, especiarias e morangos.

9. Bellini (drink):
Com pêssego, originalmente feito nas décadas de 1930 e 1940, em Veneza.

10. Rossini (drink):
Um clássico desenvolvido à base de polpa de morango

Serviço

11º FESTITALIA - Festival da Cultura Italiana
Horários:

Dia 05/08 (sexta-feira), das 19h30 às 0h
Dia 06/08 (sábado), das 12h às 0h
Dia 07/08 (domingo), das 12h às 0h

Local: Morro do São Bento – Praça Alto do São Bento, s/nº - Ribeirão Preto (SP)


Foto; Divulgação

Compartilhar: