Confira dicas para montar a ceia de Natal

Confira dicas para montar a ceia de Natal

Renato e Léo Aguiar sugerem alguns pratos para colocar à mesa e o que deve ser pensado antes de começar a montar a ceia

Um dos momentos mais esperados do Natal é a ceia. A reunião entre parentes e amigos na mesa une diversas tradições populares gastronômicas, além daquele toque singular de cada família.

 

Para contribuir com a sua Ceia de Natal, o Portal Revide preparou uma lista com dicas do empresário gastronômico Renato Aguiar e do Chef gastronômico Léo Aguiar. Confira:

 

Convidados e espaço

É primordial que o anfitrião tenha em mente seu espaço para organizar uma Ceia confortável. “Organize primeiro a lista de convidados e depois a harmonização do Menu”, aconselha Léo. “Sempre lembrar de seu espaço na geladeira”, complementa Renato.

 

Foto: Léo Aguiar.

 

Contribuições

Aceitar uma contribuição oferecida pelos convidados para compor a Ceia, é um gesto delicado do anfitrião. “Você pode determinar para ficar mais fácil para a pessoa. Um traz uvas rosadas e verdes, outros pêssegos, Chocotone, uma sobremesa etc”, descreve Renato.

 

Sugestões dos chefes

Para compor sua Ceia, Renato afirma que o primeiro prato a se pensar é na proteína. “Eu, particularmente gosto do peru na entrada, nos aperitivos”. Sua sugestão é o French Rack Suíno – costeleta de porco com a parte do lombo –, molho caipira, farofa de Natal – com cenouras, uva passa, castanhas (principalmente macadâmias) –, arroz branco e salpicão.

 

Para Léo, desde itens frios até pratos quentes devem ser colocados à mesa. “Não se esquecendo da deliciosa rabanada de família”, declara. O Chef sugere como prato principal um peru recheado com champignons nobres ou um Stinco de Cordeiro com mostarda de Dijon.

Foto: Léo Aguiar.

 

Aperitivos

Segundo Renato, o ideal é não variar muito nos aperitivos. Ele indica que os frios sejam divididos em três, por exemplo: Salaminho italiano, copa e presunto cru. Em queijos, o ideal é se pensar em 30g para cada convidado.

 

“Prefira os queijos de Minas, os nacionais, do que os queijos franceses ou suíços que são mais gordos”, sugere o empresário. “Queijos da Serra da Canastra que tem uma variedade maravilhosa, na região de Araxá tem queijos muito bons, Serra do Bálsamo é uma dica nova, fica na região do Goiás e tem queijos excelentes”, complementa.

 


Foto: Pixabay (Ilustrativa)

Compartilhar: