Ribeirão Preto recebe festival de cultura italiana em agosto
Ribeirão Preto recebe o 11º FESTITALIA

Ribeirão Preto recebe festival de cultura italiana em agosto

Evento acontece de 5 a 7 de agosto; Realizado pela Società Dante Alighieri, o Festitalia tem como objetivo divulgar a cultura italiana

Ribeirão Preto se transformará num “pedacinho” da Itália de 5 a 7 de agosto. O 11º Festitalia (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto) acontecerá no Morro do São Bento e a cultura italiana estará presente no tradicional evento que reúne música, dança, teatro, oficinas de culinária, pintura, gastronomia típica, palestras e artesanatos.

Promovido pela Società Dante Alighieri, tem entrada gratuita e integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Esse ano a família Lorenzato - reconhecida em Ribeirão Preto e no país como um exemplo de união que se integrou ao Brasil e à sociedade de forma ativa – será homenageada durante o encontro.

Para 2016, a organização espera ultrapassar a marca de 12 mil visitantes de 2015. Já estão confirmados cerca de 12 expositores que abrilhantarão o Festival com os mais variados pratos doces e salgados da culinária italiana, além de bebidas típicas do país.

Segundo Antonio Henrique Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, a festa mostrará mais uma vez a história da cidade. “Ribeirão Preto cresceu com a influência da imigração italiana. Estima-se que 30% da população seja de origem direta de imigrantes italianos. Por isso, o Festitalia é tão importante. Queremos resgatar a memória cultural das pessoas e do município”, comenta.

Uma Santa Missa em Italiano será celebrada no local, no dia 7 de agosto (domingo), às 11h30, pelo padre Dom Bernardo Maria Bergamin, da Igreja Matriz de Santo Antônio. Outro destaque será o concurso culinário “SuperChef Festitalia”. A disputa será entre os estudantes de gastronomia que terão a oportunidade de criar e resgatar as principais comidas do país europeu.


Foto: Divulgação

Compartilhar: