Ribeirão Preto vai receber etapa do maior festival gastronômico do Brasil
Veja como estabelecimentos porm se inscrever para participar

Ribeirão Preto vai receber etapa do maior festival gastronômico do Brasil

O programa foi criado para selecionar as receitas culinárias e os produtos mais emblemáticos do Estado de São Paulo

Ribeirão Preto vai receber a segunda etapa do festival gastronômico “Feito em SP”, considerado o principal da categoria no País. O evento será realizado no dia 3 de outubro, no Shopping Iguatemi.

O festival foi criado com o intuito de selecionar as receitas culinárias e os produtos mais emblemáticos do Estado de São Paulo. A ideia do projeto é consolidar a gastronomia paulista como um dos mais importantes alicerces da economia e do empreendedorismo, desde o cultivo, da agricultura, até a produção de alimentos manufaturados e o setor de restaurantes.

O “Feito em SP” vai eleger pratos e produtos típicos e saborosos de cada cidade participante. A seleção terá dois momentos. No primeiro, os estabelecimentos (restaurantes, bares, padarias, produtores e fabricantes) têm de se cadastrar, respeitando as datas de inscrição de sua macrorregião. Uma comissão avaliadora escolherá quatro produtos agropecuários manufaturados (doces, salgados, embutidos, queijos, etc.) e quatro pratos de estabelecimentos comerciais relevantes e icônicos daquela macrorregião. 

No segundo momento, os oito finalistas selecionados se apresentarão por um dia na Cidade-Anfitriã de sua macrorregião, onde deverão levar, no mínimo, 300 porções pré-preparadas para venda pública, a preços populares, entre R$15,00 a R$25,00 e mais sete pequenas porções para degustação da comissão técnica. Neste mesmo dia, a comissão técnica escolherá, em sala reservada, os dois produtos e os dois pratos vencedores da macrorregião, indicando ainda a classificação dos demais a título de reserva. O anúncio dos vencedores será feito no palco antes do final do evento. 

As etapas regionais em todo o Estado ocorrerão de 2 a 18 de outubro, com escolha de quatro finalistas cada, e final no Memorial da América Latina, de 24 a 27 de outubro, onde dois produtos manufaturados e dois pratos emblemáticos de cada macrorregião estarão sendo vendidos ao público.

Ribeirão Preto

O chef padrinho de Ribeirão Preto será Checho Gonzales. Ele vai ministrar uma aula masterclass de uma hora. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro, pelo link.

Ribeirão Preto foi a Macrorregião escolhida e abrange os cadastros das seguintes cidades: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

Checho Gonzales

Checho Gonzales é o padrinho da regiãoO chef boliviano há mais de 45 anos no Brasil tem dois endereços na capital: a Comedoria Gonzales, no Mercado de Pinheiros, e o Mescla, na Barra Funda. 

Checho teve diversos negócios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 2012, idealizou a primeira feira de gastronomia da capital, “O Mercado”. Em 2014, abriu a Comedoria Gonzales, onde serve um dos melhores ceviches da cidade e outras receitas latinas típicas. Esse ano inaugurou o Mescla, restaurante que segue a linha de misturas de sabores e temperos.

Serviço
Quando:
3 de outubro, das 17h às 22h
Onde: Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto
 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: