Ribeirãopretano cria próprio sistema para fazer cerveja

Ribeirãopretano cria próprio sistema para fazer cerveja

Micro cervejaria artesanal criada por Christopher Nicolas Mauricio produz atualmente 400 litros de cerveja por mês; Meta para 2016 é ampliar

Todo inventor tem no fundo de casa o seu laboratório, um local onde usa para fazer testes, desenvolver produtos, equipamentos e botar em prática todo tipo de projeto.

O analista de sistemas Christopher Nicolas Mauricio pode ser considerado um destes inventores que passam o dia trabalhando em alguma inovação. Em setembro de 2014, o analista iniciou a primeira brasagem de uma cerveja desenvolvida por ele. Com um diferencial – todo equipamento utilizado no processo de fabricação foi desenvolvido, ou adaptado, por ele.

“Todo equipamento atual da Molino foi elaborado na oficina que fica no fundo de casa, os equipamentos como caldeirões e bombonas foram adquiridos e modificados para a produção cervejeira”, conta.

Processo produtivo

O homebrewer, como é denominado o produtor caseiro de cerveja, lançará em breve um workshop para sobre a bebida artesanal e produção caseira. Para entender como funciona a sua micro cervejaria, ele explica os passos do processo de produção de cerveja tanto em baixa quanto em alta escala.

O Mosto, líquido da cerveja antes de ser fermentada, obedece a duas etapas: Brasagem (conversão dos amidos em açúcares fermentáveis); e Fervura (ferver a mais de 100ºC o mostro para esterilização, evaporação de substâncias não desejadas e concentração).

Fermentação: inocular o mostro com leveduras para converter os açucares em álcool.

Maturação: período em que a cerveja passa amadurecendo, apurando o sabor e descansando.

Engarrafamento ou embarrilamento: processo de armazenagem.

Christopher explica que para a realização do processo descrito são necessárias duas caldeiras – uma para brasagem e outra para fervura –, além de dois tanques fermentadores – um para fermentação e outro para maturação.

“Na metodologia desenvolvida por mim é utilizado apenas um fermentador, do início ao fim do processo, e todo o restante do equipamento é móvel, podendo ser desacoplado no final da produção inicial e ser utilizado logo em seguida (após ser limpo e sanitizado) para uma outra brasagem em de outro estilo ou para complementar a produção do mesmo rótulo”, destaca.

Primeira vez

A ideia de iniciar sua própria produção de cervejas artesanais e montar uma micro cervejaria foi concretizada no final de setembro. No entanto, Christopher conta que já planejava bem antes disso. Contudo, o investimento e o trabalho inicial era, segundo ele, “puxado e cansativo”. “Na época encontrei uma amiga com o mesmo interesse e resolvi colocar em prática tudo o que estava lendo”, comenta.

O homebrewer recorda que a primeira brassagem foi um sucesso. “Uma cerveja não filtrada, bem corpulenta, que batizamos de Antonieta Veruska. Logo na primeira brassagem testamos algumas técnicas de adicionar especiarias e frutas a cerveja, como morangos, mel e pimenta”, destaca.

Ampliação

A produção da micro cervejaria artesanal Molino sofreu uma queda devido à falta de espaço para armazenamento dos equipamentos e produz atualmente 400 litros mensais de cerveja. A previsão é de que a capacidade produtiva se expanda a partir do segundo semestre de 2016. “A cervejaria iniciará o processo de registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), podendo então vender suas cervejas para bares e restaurantes, buscando ampliar sua capacidade de produção para atender diversos estabelecimentos dentro e fora do Estado de São Paulo”, adianta.

As parcerias ainda não foram fechadas para abastecimento destes locais, pois a cervejaria aguarda o registro no MAPA.

Rótulos

Até o momento, a cervejaria produz três tipos de cerveja: IPA, Red Ale, Saison. Segundo seu fabricante, as bebidas harmonizam bem com carne assada, carne de porco, carne com chili, chouriço, tortilhas, nachos, pato au poivre. “Sendo a minha preferida nachos com cheddar”, opina.

Shop

Um pouco mais sobre a cervejaria pode ser encontrado no site https://www.cervejariamolino.com.br/.

No menu Molino Shop os interessados poderão adquirir produtos. A média de preço esta na faixa de R$ 180 o barril de 5 litros. Outros produtos ou quantidades devem ser negociados diretamente pelo e-mail [email protected] pois, quanto maior o volume, maior o desconto e melhores os preços. 


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: