Impeachment: Políticos da região comentam desfecho

Impeachment: Políticos da região comentam desfecho

O Portal Revide conversou com políticos da região para saber opinião sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT)

Os olhos de muitos brasileiros acompanharam neste domingo o desfecho da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

O dia – um domingo atípico para os brasileiros desde 1992, quando o então presidente da república Fernando Collor foi cassação –, considerado histórico pelos manifestantes pró-impeachment, acabou com a maioria dos parlamentares votando em favor do processo de impeachment.

O executivo ribeirãopretano, assim como representantes do partido dos trabalhadores na câmara municipal de Ribeirão Preto reagiram de diferentes maneiras.

Perguntada sobre seu posicionamento e sobre a decisão de Gilberto Kassab, presidente do Partido Social Democrático (PSD) – partido da qual prefeita de Ribeirão Preto representa – , a Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura se limitou a dizer que “a Administração Municipal não vai comentar esse assunto”. O PSD rompeu na última semana com o PT e Kassab anunciou o seu afastamento do Ministério das Cidades.

Confira depoimentos

“Na votação prevaleceu a vontade popular. Cerca de 60% dos brasileiros queria o impeachment, mas, meu apoio é para a realização de nova eleição geral em outubro para que novos candidatos fossem escolhidos. Há muitos políticos citados nas investigações”, Walter Gomes (PTB), presidente da câmara de Ribeirão Preto.

Foto: Silvia Morais

 

 

 

 

 

 

“O processo de impeachment é como uma final de campeonato decidida em duas partidas. Perdemos o primeiro jogo, na casa do adversário, mas ganharemos em casa porque esperamos que o Senado cumpra o seu papel de guardião da constituição. A expectativa é de que não aprove o impeachment”, Beto Cangussu (PT), vereador.

Foto: Silvia Morais

 

 

 

 

 

 

“Ficamos tristes com o resulto porque no meu entendimento não houve motivos para que o processo de impeachment fosse aceito pela Câmara dos Deputados, mas, como foi uma votação, temos que respeitar. Aguardo a decisão do Senado e, mesmo com cenário imprevisível, espero que eles não aprovem o afastamento da presidente, pois eles terão mais condições de analisar o processo”, Jorge Parada (PT), vereador.

Foto: Eli Zacarias

 

Deputados Federais

“Foi  uma sessão histórica e emocionante. Os votos favoráveis ao impeachment representaram a expectativa de milhões de brasileiros. A aprovação pela continuação do processo não tem efeito imediato, mas, sinaliza uma mudança e assim devolvemos esperança aos brasileiros. Importante salientar que o impeachment é um duro remédio, mas que é o melhor e mesmo que alguns digam o contrário, ele é constitucional”, Baleia Rossi (PMDB-SP), deputado federal.

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

“Me surpreendeu o número de votos em favor do impeachment. O clima na câmara era de muita tensão, mas todos tinham a consciência de que os votos estavam mudando os rumos políticos. Neste domingo todos presenciaram o desfecho da movimentação que começou nas redes sociais e foi para as ruas. Minha expectativa é que o Senado vote favorável ao impeachment”, Arnaldo Jardim (PPS-SP), deputado federal e secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Foto: Nilson Bastian | Câmara dos Deputados

 

 

 

“A aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados mostra que nenhum governo está acima da lei, preservando a Constituição e a justiça brasileira, fortalecendo nossas instituições. Eu sempre afirmei que o povo nunca erra, sempre acerta, desde que tenha todas as informações. Por isso, as mentiras do PT, que foram repetidas várias vezes como verdades, e seus crimes abafados, não resistiram ao clamor dos brasileiros. Vamos aguardar o desfecho derradeiro do impeachment, mas, com toda certeza, o Brasil está mais crente na Democracia e os brasileiros, em especial os ribeirãopretanos, fizeram história”, Duarte Nogueira (PSDB-SP), deputado federal.

Foto: Alexandro Loyola

Compartilhar: