Bosque Zoológico Fábio Barreto é opção de passeio para o recesso escolar

Bosque Zoológico Fábio Barreto é opção de passeio para o recesso escolar

Com área verde de 250.880 m², local está alinhado com as melhores práticas de gestão ambiental, oferecendo conhecimento aos visitantes

Lazer, diversão e conhecimento em educação ambiental são opções para a família durante o recesso escolar, oferecidas pelo Zoológico Fábio Barreto. Alinhado com as melhores práticas de gestão ambiental e passando por constantes melhorias, o Bosque recebeu durante o ano de 2022, mais de 250 mil visitantes.

 

 

O espaço de área verde é de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás, além de abrigar animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá.

 

 

Para garantir a segurança e bem-estar dos animais, bem como dos visitantes, melhorias de infraestrutura foram implantadas como é o caso das benfeitorias no recinto do urso Renan, um dos moradores mais visitados. O espaço foi reparado e calafetado, a parte elétrica refeita, feita pintura interna e externa, além da reconstrução do brinquedo com materiais mais robustos, sendo melhorado sua segurança.

 

 

Nutrição/Zootecnia

 

O setor de Zootecnia (Nutrição) do Bosque Zoológico Fábio Barreto evoluiu para um sistema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer macro e micronutrientes necessários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais. O objetivo é oferecer uma alimentação balanceada com os nutrientes requeridos por cada espécie em função de sua idade, condição clínica e fase reprodutiva.

 

 

Medicina Veterinária

 

O Bosque sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres. Por meio do seu hospital, o Bosque Zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Ibama, SMA (Secretarias de Meio Ambiente) e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas.

 


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: