Lei Seca: 14 motoristas são autuados em Ribeirão Preto
14 motoristas são pegos pela Lei Seca em Ribeirão Preto

Lei Seca: 14 motoristas são autuados em Ribeirão Preto

Fiscalização da Lei Seca aconteceu entre sexta-feira, 27, e sábado, 28; Os motoristas terão de pagar multas de R$ 1,9 mil

No último fim de semana, 14 motoristas foram autuados em operações de fiscalização da Lei Seca, em Ribeirão Preto, sendo que seis estavam alcoolizados e os outros oito por se recusarem a fazer o teste do bafômetro. As blitze aconteceram na Rua Demétrio Chaguri e na Avenida Fábio Barreto.

A fiscalização fez parte do Programa Direção Segura, coordenado pelo Detran.SP, e ocorreu entre sexta-feira, 27, e sábado, 28, e serviu para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção.

Foram realizados 119 testes do bafômetro durante a operação, com 14 autuações. Os motoristas pegos pelos agentes do Detran.SP terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responder a processo administrativo junto para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Entre os autuados, um condutor responderá na Justiça por crime de trânsito, além de pagar a multa e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Ele apresentou índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenado, poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como "tolerância zero".

O especialista em segurança no trânsito Luís Gustavo Correa aponta que a bebida somada ao carro dá sensação de poder aos motoristas, principalmente aos mais jovens, por falta de experiência, o que eleva as chances de ocorrerem acidentes graves.

Para ele, apenas ações de fiscalização como essa perpetrada no final de semana, com uso intensivo dos bafômetros, além do trabalho de educação no trânsito para todas as idades são o suficientes para esse problema ser corrigido.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: