14 livros para você entender mais sobre política

14 livros para você entender mais sobre política

Obras foram indicadas por professores, advogados e políticos de Ribeirão Preto

Entender sobre política não é uma tarefa fácil. Cada termo contém diversos significados e história própria. Pensando nisso, o Portal Revide entrou em contato com professores, advogados e personalidades de Ribeirão Preto, que trouxeram algumas sugestões de livros para compreender mais sobre política.

 

• Indicações do Presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Alessandro Maraca (MDB)

Tempestade Ideológica - Bolsonarismo: A Alt-Right e o Populismo Iliberal no Brasil
Autora:
Michele Prado

A obra tem como objetivo fazer um "raio x" das ideias universo bolsonarista. “A pesquisadora baiana Michele Prado é uma grata surpresa, autora do livro “Tempestade Ideológica – Bolsonarismo: A Alt-Right e o Populismo I-Liberal no Brasil, ela traz um panorama sombrio, porém muito realista sobre o crescimento da extrema direita no mundo e no Brasil.  Prado é antipetista e ex-eleitora de Bolsonaro no segundo turno da eleição, segundo ela, começou a pensar no livro ainda 'de dentro da bolha' que acompanhou o surgimento do bolsonarismo nas redes sociais”, comenta o vereador.

Racismo Estrutural
Autor:
Silvio Almeida

A obra traz explicações, juntamente com dados estatísticos sobre o racismo, dentro da nossa estrutura social, econômica e também política da sociedade brasileira.

“O livro do Silvio Almeida nos ensina muito. O Brasil foi o último país a sair da pior chaga que aconteceu na humanidade, a escravidão, e mesmo assim, manteve uma estrutura que perpetuou o racismo na sociedade brasileira. O livro tem a coordenação da Djamila Ribeiro, filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira. Pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)", conclui Maraca.

 

• Indicações do Advogado, mestre e doutor em Direitos Coletivos e Cidadania, Luiz Eugenio Scarpino Jr.

O crepúsculo da democracia: como o autoritarismo seduz e as amizades são desfeitas em nome da política
Autora:
Anne Applebaum

Eleito o Livro do Ano pelo The Washigton Post e pelo The Financial Times. A obra explica com clareza os motivos que estão levando as elites democráticas do mundo se voltarem contra o nacionalismo e o autoritarismo.

“Longe de ser um livro intimista, traça um retrato de como democracias consolidadas podem ser revertidas para regimes autoritários. Fala da polarização, de fake news, da irracionalidade coletiva, e da ruína nas relações sociais a partir de visões ideológicas antagônicas. Relata a autora: “nas condições certas, qualquer sociedade pode se voltar contra a democracia”. E pontifica: “De fato, a se acreditar na história, todas as nossas sociedades farão isso algum dia”, comenta Scarpino sobre a obra.

O Novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo
Autor:
Steven Pinker

“Temas como religiosidade, democracia, nacionalismo, ideologias políticas estão espraiados na obra, inclusive os problemas que prejudicam a razão e a ciência. Provocativo, o livro tenta sinalizar que, não obstante todos os problemas experimentados na atualidade – notadamente pensamentos negacionistas e retrógrados, a bagagem científica e as luzes da razão sinalizam horizontes mais esperançosos. Em certa altura, Pinker confronta-nos com a seguinte reflexão: 'Longe de brotar das massas ou de canalizar a ira dos iletrados, o desdém pela razão, pela ciência, pelo humanismo e pelo progresso tem sua longa linhagem na cultura intelectual e artística da elite'. Mas sabe que o 'humanismo iluminista está longe de agradar a todos', conforme o autor reconhece, pois a ideia de que o bem supremo é usar o conhecimento para aprimorar o bem-estar humano não entusiasma as pessoas”, descreve Scarpino.

 

• Indicações do Advogado especialista em direito tributário, Marcelo Salomão

Uma terra prometida
Autor:
Barack Obama

O livro é uma autobiografia do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Interessantíssimo entender todo o preparo, a educação política que ele buscou e obteve. Depois, gostei muito de poder entender a postura dele diante de algumas grandes crises que enfrentou, como a econômica que assolou o mundo todo e o foco na melhoria da saúde para o povo americano. Inúmeras passagens mostrando a absoluta consciência dele e, portanto, consequência e limites de seus atos, na condição de presidente da maior potência mundial.”, declara Salomão.

Política: para não ser idiota
Autor:
Mário Sérgio Cortella

A obra apresentas debates sobre os rumos da política dentro da sociedade. Além de abordar temas como liberdade pessoal e bem comum, participação na vida pública e descaso em relação a democracia por parte da juventude.

“Aqui a mensagem é de que somos seres sociais, que vivemos em sociedade, por isso não podemos ficar distantes ou desinteressados da política. Também foca na importância de termos educação política nas escolas, onde se aprenderia melhor a diferença do público e do privado, os limites da liberdade, algo tão fundamental nos dias de hoje", acrescenta o advogado.

 

• Indicações da Professora e doutora em História Social, Sandra Rita Molina.

Raízes do Brasil
Autor:
Sérgio Buarque de Holanda

O livro aborda aspectos que foram centrais da história da cultura brasileira. “Tem um capítulo específico chamado Homem Cordial, que fala dessa coisa que nós construímos hoje, que é a sociedade que se sente privilegiada em relação a desigualdade. A sociedade que aceita o processo de desigualdade, a sociedade que usa o “Você sabe com quem você está falando?”. O anel de doutor, que é esse homem cordial. Que é uma cordialidade que não tem nada haver com gentileza é outra história. O raízes do brasil acho que é um livro fundamental, para a compreensão de quem somos nós.”, explica Sandra. 

Carnavais, malandros e heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro
Autor:
Roberto da Mata

Um clássico da Antropologia brasileira, a obra trata de questões que faz o Brasil ser um país de grandes desigualdades. O livro traz criações sociais que refletem os problemas básicos da sociedade.

“Trata dessa sociedade que aceita a desigualdade, que não vê problemas na desigualdade e na falta de justiça social. Dessa sociedade que precisa necessariamente do privilégio, dessa sociedade que tem a ética pessoal sendo priorizada ao invés da ética burocrática", conclui a historiadora.

 

• Indicações do coordenador do Instituto de Economia Maurilio Biagi, da ACIRP, Vicente Golfeto.

Os donos do poder
Autor:
Raymundo Faoro

“Os donos do poder foi a obra que, em primeiro lugar, permitiu-me entender parte da alma brasileira com consequências na formação da nacionalidade. O gaúcho Raymundo Faoro, que já havia sido presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, enfatiza que os estamentos burocráticos neutralizam o voto popular. Através de eleições nós elegemos o governo, mas o poder historicamente tem um dono. Conclui-se, portanto, que burocracia é como unha. Devemos cortá-la sempre.”, destaca Golfeto.

Diplomacia
Autor:
Henry Kissinger

O autor evidencia como a diplomacia surgiu no mundo. "Essa obra mostrou a realidade escondida do próprio povo brasileiro. A síntese de Henry Kissinger é clara porque nós vemos esta realidade a cada momento. Ele diz que 'ninguém precisa desmoralizar o Brasil. Os brasileiros cuidam disso'.”

 

• Indicações do Prefeito da cidade de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira (PSDB).

O Flagelo da Economia de Privilégios – Brasil, 1947-2020
Autor:
Fernando de Holanda Barbosa

A obra escrita pelo autor Fernando de Holanda Barbosa, foi desenvolvida por meio de análises e alternativas, que visam acabar com flagelo da economia de privilégios. Ela retrata a importância de um pacto político estabelecido dentro da sociedade brasileira, para o princípio de regras que sirva para todos os cidadãos.

Ciência e Política – Duas Vocações
Autor:
Max Weber

O Sociólogo alemão Max Weber, destaca a ciência e a política como duas vocações, analisando e compreendendo cada uma delas. Além de atribuir as explicações, com suas vivências, principalmente na universidade. O autor explica sobre comportamentos e analisa a ciência na vida pessoal humana, juntamente com o desenvolvimento da racionalidade.

 

• Indicações da doutora em Administração das Organizações, Adriana Silva.

Os grandes problemas da Ciência Política
Autor:
Leslie Lipson

“Para entender o que acontece hoje na política é muito importante uma conexão com a contemporaneidade. Os conflitos, as ameaças de guerra, os contrastes econômicos, as soberanias financeiras em detrimento de realidades de miséria. Mas existe uma base que, sem ela, toda essa atualidade se dilui em fatos históricos. Até mesmo porque existem muitas políticas: a econômica, a social, a eleitoral, a ambiental, a internacional, a política do Brasil, ou mesmo de uma cidade, enfim, tantas quantos temas cabem no debate da humanidade. Por isso, indico um livro de alfabetização política. Escrita em 1976, acabou com a minha ingenuidade. Foi lá que li: “Entender as coisas é o começo da liberdade porque esta consiste no domínio sobre o meio", comenta Adriana Silva sobre o livro.

A Condição Humana
Autora:
Hannah Arendt

“Autora de vários livros, neste ela questiona “o que estamos fazendo” e afirma que para saber responder é preciso compreender a condição humana. Arendt debate o trabalho, a obra e a ação, e ao ver o homem como um animal social ou político abre para associações envolvendo família, sociedade, privado e público, entre outros temas. É interesse observar que o livro foi escrito no final da década de 1950 e se mantem muito atual. Até porque, a condição humana, apesar de toda a modernidade, das novas tecnologias e das tantas disrupturas, ainda precede a qualquer compreensão política.” 


Foto: Pixabay (Ilustrativa)

Compartilhar: