15  lugares para aproveitar a natureza na região de Ribeirão Preto

15 lugares para aproveitar a natureza na região de Ribeirão Preto

O Portal Revide preparou uma lista com 16 lugares para você ficar em contato com a natureza

Você já pensou em dar um tempo da vida na cidade e aproveitar a natureza? Pois é, o Portal Revide separou especialmente para você, 15 lugares em Ribeirão e Região que você pode aproveitar a natureza.

 

1.    Parque Ecológico Doutor Luis Carlos Raya - Ribeirão Preto


O Parque Municipal Doutor Luis Carlos Raya, na zona sul de Ribeirão Preto, é o lugar ideal para piqueniques e para aproveitar a natureza, o parque conta com um grande gramado e pista para caminhadas e corridas. Além disso, o local tem dois lagos artificiais e duas quedas d'água. O local funciona das 6h às 20h com uso obrigatório de máscaras.
Rua Severiano Amaro dos Santos, s/n - Jardim Botânico, Ribeirão Preto

 

2.    Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali - Ribeirão Preto


O parque mais arborizado de Ribeirão Preto é também o maior espaço de lazer da cidade. Cortada por trilhas, a área é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta, além de possuir cachoeiras e lago artificial. O parque que fica na zona leste da cidade possui logo na entrada um estacionamento com capacidade para 200 carros. O local funciona das 6h às 20h com uso obrigatório de máscaras.
Avenida Costábile Romano, 337 - Ribeirânia, Ribeirão Preto

 

3.    Bosque Zoo Fabio Barreto - Ribeirão Preto


Oferecendo muitas atrações, o bosque e zoológico Fabio Barreto conta com muita natureza além dos animais, é possível, enquanto caminha dentro do bosque sentir a umidade que as árvores proporcionam criando um novo sentido para ar puro. O bosque está funcionando de quarta-feira a domingo e feriados das 9h às 16h30, as máscaras são obrigatórias e o local orienta que as pessoas levem a sua própria garrafinha de água.
Rua da Liberdade, s/n - Campos Elíseos,  Ribeirão Preto

 

4.    Jardim Japonês - Ribeirão Preto

 

Thiago Souto

Localizado dentro do bosque, o jardim japonês traz um pouco da cultura asiática para Ribeirão Preto. O local conta com muitas árvores, um lago artificial e um lindo coreto que certamente renderá lindas fotos. Assim como o bosque, o jardim funciona de quarta-feira a domingo e feriados das 9h às 16h30 com o uso de máscaras obrigatório.
Rua da Liberdade, s/n - Campos Elíseos, Ribeirão Preto

 

5. Cachoeira "Os Páduas" - Cravinhos

 

Foto: Ana Clara Albuquerque

Está procurando um pouco de aventura em um passeio carregado de natureza? Muitos não sabem mais Cravinhos,  do lado de Ribeirão Preto. A trilha não é das mais fáceis, mas vale a pena. Com uma caminhada de cerca de 11km (ida e volta) de dificuldade moderada, você vai se deparar com uma queda de água e pequenas “piscinas” - em que não é possível nadar -, mas o local é cheio de borboletas e rodeado de natureza. 

 

Para chegar nesse lugar é preciso bastante atenção, partindo do posto Bandeirantes em Ribeirão Preto (Rod. Anhanguera, Km 300 - Recreio Anhanguera) pelo acostamento, sentido oposto da via, vá alguns metros até uma pequena subida ao lado de uma empresa de caminhões. Depois de 2 km entre à direita na “rua” de terra.  Ainda na via de terra, você encontrará uma saída à esquerda. Siga mais alguns metros, é hora de descer um pouco mais, agora em meio à mata, siga reto. Logo começará a ouvir os sons da queda d'água. A trilha costumeiramente é feita por grupos de bicicleta. 

 

Rotas para a Cachoeira dos Páduas

 

6.    Parque Ecológico Maurílio Biagi - Ribeirão Preto


O Parque Ecológico Maurílio Biagi é um ótimo ambiente de lazer. Próximo a Câmara Municipal e a Rodoviária, o parque tem espaço para prática esportiva como patins, skate, jogos de futebol, basquete, entre outros, além de espaço para caminhadas, entretenimento para crianças e muito mais. O parque funciona das 6h às 20h com uso de máscara obrigatório.
Travessa Felipe Camarão, s/n - Vila Amélia, Ribeirão Preto

 

7.    Parque Das Artes - Ribeirão Preto

 


Com lagos artificiais, área para food truck, praças de convivência, bancos de material ecológico e árvores nativas da região, o Parque das Artes foi reformado pelo grupo Multiplan, proprietários do Ribeirão Shopping, e entregue para a Prefeitura de Ribeirão Preto para a utilização pública como presente de aniversário pela comemoração dos 160 anos da cidade. O parque, que fica na zona sul da cidade, funciona das 6h às 20h com uso de máscaras obrigatório.
Rua Joaquim Simões Gomes, 420 - Jardim Nova Aliança, Ribeirão Preto.

 

8.    Parque Tom Jobim - Ribeirão Preto


O parque Tom Jobim, que fica na zona norte de Ribeirão Preto, é um ótimo lugar para piqueniques, com grande espaço para se acomodar além de uma pista para caminhada, quadra, e academia ao ar livre, além disso o parque conta também com um pequeno parquinho para os pequenos que sempre estão se divertindo.
Rua Coronel Américo Batista, s/n - Jardim Procópio, Ribeirão Preto

 

9.    Cachoeira do Itambé - Cássia dos Coqueiros

 

Foto: Luan Porto


O grande cartão postal de Cássia dos Coqueiros, a Cachoeira do Itambé, com queda livre de 84 metros, oferece áreas ideais para camping, comida caseira e trilhas íngremes para os aventureiros que recebem como recompensa toda a fauna e flora do local durante o trajeto. São 100 metros de descida, onde os visitantes contam apenas com o apoio de cordas posicionadas como se fossem corrimão em uma escada. Há  20 anos, um sítio, que abriga a queda d'água do Itambé, oferece toda a estrutura aos visitantes. O local conta com banheiros, churrasqueiras, água encanada e um bar. 

 

10.    Prainha de Miguelópolis

 

Foto: Pierre Duarte


As praias da região não tem mar, mas tem rio. A “prainha” de Miguelópolis, por exemplo, é formada pelas águas cristalinas da represa do Rio Grande. O local, que recebia em média 4 mil pessoas aos finais de semana e até 10 mil em feriados e festas de fim de ano antes da pandemia, oferece, além das áreas públicas, várias opções de aluguéis de ranchos. Além de se banhar nas águas, existe a opção de ver as belas paisagens em volta do rio por meio de lanchas, jetskis e barcos. O calçadão na beira da areia da praia disponibiliza quiosques com churrasqueira e energia elétrica, restaurante,

 

11.    Cachoeira da Serra - Cajuru

 


Formada pelo rio Cubatão, a Cachoeira da Serra é um dos lugares mais visitados da região. A 60 km de Ribeirão Preto, a cachoeira é um local perfeito para lazer ecológico, e o turista encontra também área para camping, bar e restaurante. Cercada de uma natureza exuberante. São três cachoeiras de queda abundante, rodeadas de terras preservadas e maravilhosas trilhas.

 

A cachoeira fica aberta nos finais de semana para a visitação, independente do camping ou do restaurante que tem no local. Para isso, é cobrada uma taxa de preservação ecológica no valor de R$ 10 por pessoa. O local também conta com um camping com toda a infraestrutura: Pontos de eletricidade, banheiros limpos e adequados com chuveiros quentes, área gramada e com sombras entre outros benefícios, tudo com completa segurança.

 

12.    Horto Florestal - Batatais

 

Foto: Fernando Cintra


A reserva ambiental, localizada no município de Batatais, divide-se em duas áreas. A maior possui um lago e é cortada por uma estrada municipal. Já a menor possui uma colônia de moradores e um pequeno lago.

 

Não existe infraestrutura na área. Apesar disso, o local permite a realização de caminhadas, observação de flora e fauna, ciclismo e outras atividades ao ar livre junto a lagos e rios.
De fácil acesso pela rodovia Cândido Portinari, o horto florestal é bem tranquilo e muito bem preservado, direcionado em maior parte para o ciclismo ecológico e caminhadas. Na guarita, o segurança passa uma orientação sobre o estacionamento e anota a placa para constar a visita.

 

13.    Prainha de Rifaina


Foto: Alesp


Conhecida como o “Guarujá” do interior paulista, a praia de Rifaina – criada a partir da instalação da hidrelétrica Jaguara – é assim chamada por atrair milhares de turistas (cerca de 10 mil na alta temporada) da região para usufruir do clima interiorano dos ranchos e pousadas e, claro, suas belas paisagens naturais. Por causa da extensa represa, Rifaina é o destino certo para os amantes de esportes radicais e praticantes de mergulho. Quem gosta de estar em contato com a natureza e conhecer cachoeiras também pode optar pela pequena cidade na divisa com Minas Gerais.

 

14.    Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni - Sertãozinho

 


Em Sertãozinho, a 22 km de Ribeirão Preto, adultos e crianças podem desfrutar de uma ampla área verde, área de piscina, quiosques com churrasqueira, quadras de tênis e poliesportivas, campos e quadras de futebol, ciclovia, restaurante, playground, amplo estacionamento, além da praia artificial em volta de uma represa. Nas férias o parque chegava a receber uma média de 7 mil pessoas por semana, sendo 5 mil apenas aos domingos. 

 

15.    Prainha do Tamanduá - São Simão


O Rio Tamanduá é o local que os banhistas escolhem para aproveitar o verão em São Simão. O ponto turístico está situado em meio a uma área de preservação ambiental banhada por águas cristalinas e de baixa temperatura durante todo o ano, atraindo até três mil pessoas aos fins de semana. Dividida em três setores, a maior orla tem acesso gratuito, além de contar com banheiros e um campinho. Um outro setor, dentro de uma fazenda, conta com um bar, churrasqueiras, quiosques e as tradicionais mesas de alvenaria dentro d'água. Aos que gostam de acampar, a praia disponibiliza um local intermediário para camping e churrasco.


Fotos: Reprodu

Compartilhar: