Confira cinco museus para visitar em Ribeirão Preto e região
Veja os dias e horários de funcionamento dos museus

Confira cinco museus para visitar em Ribeirão Preto e região

O Portal Revide preparou uma lista com cinco museus para você conhecer mais sobre história local

Com um acervo repleto de história nos museus de Ribeirão Preto e região, o Portal Revide separou cinco deles para que você possa visitar com a família e amigos.

Devido às medidas preventivas contra a transmissão do vírus da Covid-19, além do uso de máscara e constante higienização das mãos com o álcool em gel, para que seja possível realizar as visitas de forma segura, é preciso realizar o agendamento prévio por telefone ou no site dos locais.

1. Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP)Foto: FL Piton

O Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi” (MARP), inaugurado em 1992, tem como objetivo reunir o acervo artístico com cerca de mil obras que pertence a prefeitura da cidade, mas também abrange nomes importantes da arte moderna e contemporânea brasileira. 
Horários: Terça-feira à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (16) 3635-2421 ou pelo e-mail [email protected].
Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto.

2. Museu de Imagem e Som (MIS)Imagem: Redes Sociais
O Museu de Imagem e Som “José da Silva Bueno” (MIS) o acervo pertence à industrialização dos meios de comunicação do século 20, com destaque nos equipamentos dos anos 1940 e 1950, como fotos, documentos, fitas K7 e VHS, filmes, rádios, radiolas, gravadores, discos (vinil e acetato), vitrolas, máquinas fotográficas, projetores, válvulas transmissoras, microfones, filmadoras, televisores, documentários, depoimentos de história oral (suporte: VHS-c, VHS, Fita K7 e DVD).
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (16) 98107-6888 ou pelo e-mail [email protected].
Rua Cerqueira César, 371, Centro, Ribeirão Preto.


3. Museu Casa de Portinari Foto: Museu Casa de Portinari
O Museu Casa de Portinari, é a antiga residência do pintor Candido Portinari. Com fotografias, móveis e estrutura da época, o museu apresenta murais e coleções do artista local. A simplicidade típica do interior de São Paulo é a maior característica do museu que possui mais de 50 anos de história.
Horários: Terça-feira à domingo, das 9h às 18h
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (16) 3664-4284 ou acesse o site do museu.
Praça Candido Portinari, 298, Brodowski


4. Casa da Memória ItalianaFoto: Site/Casa da Memória Italiana
A Casa da Memória Italiana é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que foi fundada em 2013 com o objetivo de promover e pre­servar a história da imigração italiana em Ribeirão Preto e região. Com uma estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária original da década de 1920, são realizadas atividades de preservação do acervo, de pesquisa sobre a edificação, exposição de arte contemporânea, oficinas, concertos entre outros.
Horários: quintas-feiras às 15h, nos sábados às 10h ou às 11h, e nos domingos às 10h ou às 11h30. As visitas precisam ser marcadas, por isso, o interessado deve agendar no site da Sympla.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (16) 99760-9946 ou acesse o site do museu.
Rua Tibiriçá, 776, Centro, Ribeirão Preto

5. Museu de BebedouroSite: Prefeitura de Bebedouro
O Museu de Bebedouro foi reaberto em maio de 2017, por meio de uma parceria com o Esplendor Clube do Carro Antigo. O local conta um pouco da histórica do antigomobilismo com a evolução da indústria automobilística, aeroviária e bélica. O acervo possui algumas máquinas de guerra, como um canhão utilizado na 1ª Guerra Mundial. Um monomotor North American T-6 Texan que foi utilizado pela primeira formação da Esquadrilha da Fumaça, roupas de mergulho, dentro outros equipamentos bélicos. Já na área externa, há aviões civis e que transportaram a seleção brasileira de 1970.
Horários: Quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (17) 3343-1033.
Ingressos custam R$ 10, crianças até 12 anos acompanhadas pelos pais ou responsáveis não pagam. E idosos e estudantes podem pagar meia entrada. 
Praça Santos Dumont, sem número, na região do Lago Artificial de Bebedouro

 


Foto: Jamiele Cavalcante

Compartilhar: