Conheça 6 cachoeiras para visitar na região de Ribeirão Preto
Conheça 6 cachoeiras para visitar na região de Ribeirão Preto

Conheça 6 cachoeiras para visitar na região de Ribeirão Preto

Quer aproveitar o feriado em contato com a natureza? O Portal Revide tem dicas imperdíveis

O feriado de Carnaval pode ser uma boa oportunidade para entrar em contato com a natureza e se refrescar em belas quedas de água. Pensando nisso, o Portal Revide separou uma lista das cachoeiras da região de Ribeirão Preto que você pode visitar nos dias de folga. Confira as opções e aproveite: 

1. Cachoeira da Serra

A 65 km de Ribeirão Preto, a Cachoeira da Serra, fica em Cajurú, e abriga aproximadamente 70 cachoeiras e quedas de água, além de grutas e trilhas no meio da fauna e flora. Na Cachoeira da Serra, o turista encontra também área para camping, bar e restaurante.



2. Cachoeira do Itambé

Localizada no município de Cássia dos Coqueiros, a 81 km de Ribeirão Preto, possui 84 metros de altura, cravada em um vale com fauna e flora diversificada. Para os que querem se aventurar no pé da Cachoeira de Itambé, há uma trilha com um declive acentuado, onde os visitantes contam apenas com cordas que servem de corrimão. Ao todo, são cerca de 100 metros de descida. Na Itambé também há estrutura no alto da cachoeira com estacionamento e um bar para os turistas da região.

3. Cachoeira do Claro

A Cachoeira do Claro é um das diversas cachoeiras que se encontram na região de Delfinópolis, na Serra da Canastra. O município que fica a 182 km de Ribeirão Preto, abriga cerca de 100 cachoeiras com águas cristalinas e atraem turistas de todo o Brasil. Outro atrativo na Serra da Canastra são as pousadas. Todas oferecem comida mineira, além de bar e camping para as pessoas.

4. Cachoeira do Itambé 2

Em Altinópolis, que fica a 70 km de Ribeirão Preto, também existe uma Cachoeira do Itambé. Ela fica na gruta do Itambé e tem em média 50 metros de altura. A gruta é conhecia por possuir uma formação arenítica, o que torna suscetível a grandes desgastes, tanto pela ação antrópica quanto pela ação natural. Outra atração do local são duas cavidades em forma de orelhas, que jorram água. Esse fenômeno é causado pela absorção de água pelo solo exterior da gruta.

5. Cachoeira do Baú 

Localizada em Santo Antonio da Alegria, a aproximadamente 97 quilômetros de Ribeirão Preto, a Cachoeira do Baú contém três quedas d'água e costuma reunir moradores da cidade e turistas em dias de muito Sol. A primeira queda é um dos pontos favoritos, pois possui fácil acesso e vasta área gramada. Também há uma pequena represa formada no local, ideal para a brincadeira de crianças.

6. Cachoeira do Quilombo

Com duas belas quedas e ótimos pontos para banho, a Cachoeira do Quilombo, que fica em Delfinópolis, a aproximadamente 182 quilômetros de Ribeirão, é uma das mais belas e isoladas da região, além de ser a maior, com mais de 100 metros de altura, 3 lances e várias piscinas naturais. Ela está localizada no Ribeirão Grande, na divisa entre os municípios de Delfinópolis, com acesso pelo Vale da Babilônia, e São João Batista do Glória - este é o acesso mais indicado para carros de passeio. A estrutura para o visitante é simples, contudo é cobrada uma taxa de visitação de R$ 10 por pessoa (sujeita a alteração).

 


Foto: Serra da Canastra/ Reprodução Facebook/ Ivan Saldanha/ Divulgação/Maicon Maia Lopes

Compartilhar: